No próximo domingo (04), Palmeiras e São Paulo decidem a Supercopa do Brasil, torneio que abre a temporada do futebol brasileiro, envolvendo os últimos dois campeões nacionais (Brasileirão e Copa do Brasil).
A partida será disputada no Mineirão, um campo neutro, já que a decisão é disputada em jogo único.
Quem vencer a taça, dará a volta olímpica no estádio pela segunda vez na história. Isso porque, tanto Palmeiras, quanto SPFC, já foram campeões no Mineirão. E, ambos do Brasileirão.
Títulos de SPFC e Palmeiras no estádio
O São Paulo conquistou primeiro que o seu rival um título no Mineirão. Foi o Brasileirão de 1977, em cima do Atlético-MG.
Na final, disputada no Mineirão, as duas equipes empataram por 0 a 0. Nos pênaltis, o Tricolor levou a melhor após o Galo perder três cobranças.
Na ocasião, o SPFC tinha jogadores como Waldir Peres, Chicão, Darío Pereyra, Mirandinha, entre outros.
Já o Palmeiras, levantou a sua primeira taça no Mineirão justamente no seu último título conquistado. O Brasileirão do ano passado teve o título confirmado matematicamente na última rodada, em partida diante do Cruzeiro, no Mineirão.
Na ocasião, o Verdão empatou por 1 a 1, com gol marcado por Endrick. O empate foi suficiente para o time ser campeão, já que começou a rodada com três pontos a mais que o segundo colocado.
O time de Abel Ferreira só perderia o título se perdesse o jogo por goleada e ainda o Atlético-MG teria que golear o seu jogo, o que não aconteceu.
Outras curiosidades dos clubes no Mineirão
Em 1965, o Palmeiras representou a seleção brasileira na inauguração do Mineirão. Na programação de inauguração do estádio, estava marcado um amistoso entre Brasil e Uruguai.
Então, a seleção brasileira foi literalmente o time inteiro do Palmeiras, até o treinador. O confronto terminou 3 a 0 para a seleção brasileira/Palmeiras
O SPFC, por sua vez, tem uma taça comemorativa conquistada após vencer uma partida diante do Atlético-MG, em 1968, por 2 a 1. O Tricolor ganhou o troféu “O Mais Querido”.
Palmeiras x São Paulo
As duas equipes se enfrentam no domingo (04), às 16h (de Brasília), no Mineirão. Quem vencer, fica com a taça da Supercopa. Em caso de qualquer empate, a decisão será nos pênaltis.