Home Futebol Palmeiras bate a Portuguesa e assume a melhor campanha geral do Paulistão

Palmeiras bate a Portuguesa e assume a melhor campanha geral do Paulistão

Centroavante Flaco López novamente foi decisivo no Verdão, que chegou aos 24 pontos em 10 jogos; Gabriel Menino também balançou as redes

Rafael Alaby
Rafael Alaby é jornalista diplomado pela FIAM (Faculdades Integradas Alcântara Machado), com passagens pela Chefia de Reportagem de Esportes, da TV Bandeirantes, em São Paulo e site KiGOL. Pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte (FMU)
Luan e Marcos Rocha cercam Victor Andrade em Portuguesa x Palmeiras. (Rebeca Reis/Ag. Paulistão)

Luan e Marcos Rocha cercam Victor Andrade em Portuguesa x Palmeiras. (Rebeca Reis/Ag. Paulistão)

O Palmeiras manteve a invencibilidade na temporada 2024 ao derrotar a Portuguesa (2 a 0) na noite desta quarta-feira (28), no Canindé, em duelo atrasado da quinta rodada do Paulistão. Os gols da partida foram marcados pelo artilheiro Flaco López e por Gabriel Menino.

Com o resultado, o Palmeiras foi aos 24 pontos ganhos no Grupo B e assumiu a melhor campanha geral do Paulistão, superando o Santos, com 22. A Portuguesa seguiu na vice-liderança do Grupo A, com sete pontos ganhos, mas ao mesmo tempo permaneceu ameaçada de rebaixamento à Série A-2.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Portuguesa x Palmeiras foi o primeiro encontro entre as equipes após quase 10 anos. No confronto anterior, o Verdão havia vencido por 1 a 0 – gol do lateral Juninho, em duelo do Paulistão 2014.

Primeiro tempo

Ao contrário do que se imaginava, o Palmeiras iniciou o jogo com a base titular. A única alteração em relação à vitória contra o Mirassol, no último sábado, em Barueri, foi a entrada de Caio Paulista na vaga de Richard Ríos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O Verdão teve amplo domínio da posse de bola, mas sofreu para criar boas jogadas. A primeira grande chance para abrir o placar aos 15. Endrick cobrou falta, a bola explodiu na barreira e voltou para o jovem arrematar perto da trave.

A Portuguesa levou perigo ao adversário aos 24. Eduardo Diniz cobrou falta, Patrick ganhou de Weverton por cima, porém, o goleiro se recuperou e deu um tapa na bola.

Aos 27, o Palmeiras voltou ao ataque. Raphael Veiga cobrou falta e Thomazella fez a defesa.

PUBLICIDADE

Nos acréscimos, a Lusa pediu pênalti de Murilo em Giovanni Augusto, mas a arbitragem mandou o jogo seguir. O VAR não recomendou a revisão do lance.

PUBLICIDADE

Segundo tempo

A etapa final foi bastante pegada. Aos 13, Victor Andrade deu pisão em Luan. O árbitro nada marcou, mas o VAR recomendou a revisão. Após rever o lance no monitor, Thiago Scarascati dediciu expulsar o atacante da Portuguesa.

Com um a mais em campo, o Palmeiras chegou ao gol aos 21. Marcos Rocha cruzou de trivela, Caio Paulista desviou e o artilheiro Flaco López testou para o gol.

PUBLICIDADE

Após a vantagem mínima, Abel Ferreira trocou Caio Paulista, Zé Rafael e Endrick para as entradas, respectivamente, de Richard Ríos, Rony e Lázaro.

Mesmo com um a menos, a Portuguesa foi ao ataque em busca do empate, mas esbarrou em suas limitações técnicas.

Por outro lado, o Verdão esteve mais próximo do segundo gol e quase atingiu o objetivo aos 42. Lázaro cruzou e Rony mandou chute de primeira para fora.

PUBLICIDADE

Dois minutos depois, a Lusa desperdiçou chance de ouro para empatar. Rone cobrou escanteio, Weverton saiu mal do gol, Pedro Henrique desviou e Patrick mandou de cabeça perto da trave.

O Palmeiras liquidou a fatura aos 47. Richard Ríos deu belo passe de calcanhar para Gabriel Menino soltar uma bomba no gol.

Próximos jogos de Portuguesa e Palmeiras

A Portuguesa encara o Mirassol no próximo sábado (02), às 18h, novamente no Canindé. No domingo (03), às 20h, o Palmeiras faz o clássico contra o SPFC, no MorumBIS. Ambos os jogos são válidos pela 11ª rodada do Paulistão.

PUBLICIDADE
Better Collective