O Português Abel Ferreira já marcou o seu nome na história do Palmeiras e do futebol brasileiro, com diversos títulos em pouco tempo. Abel venceu praticamente todos os campeonatos que disputou, estando à frente do Verdão desde novembro de 2020.
Porém, curiosamente, o português Abel Ferreira nunca enfrentou a Portuguesa. Em sua quinta temporada no futebol brasileiro, o treinador terá esse encontro inédito nesta quarta (28).
O último ano da Lusa na primeira divisão do Campeonato Paulista havia sido em 2015, quando Abel nem sonhava em dirigir o Palmeiras.
A Portuguesa, então, retornou à Série A1 na edição do ano passado. Mas, caiu no mesmo grupo do Verdão. Pelo regulamento, os times do mesmo grupo só podem se enfrentar em uma eventual quartas de final. O que não aconteceu. O Palmeiras avançou de fase, mas a Portuguesa foi o lanterna do grupo.
Esse ano, então, finalmente esse encontro poderá acontecer, já que as duas equipes não estão no mesmo grupo.
Auxiliar de Abel Ferreira tem relação com o presidente da Portuguesa
Uma curiosidade sobre este confronto é que o atual presidente da Portuguesa, Antônio Carlos Castanheira, é parente de Vitor Castanheira, um dos auxiliares de Abel Ferreira.
E a relação dos treinadores portugueses do Palmeiras com a Portuguesa é boa. Em 2021, em uma partida contra o Santo André, o Palmeiras acabou jogando no Canindé, estádio da Portuguesa. Então, antes da bola rolar, a diretoria da Lusa deu um presente para Abel e a sua comissão técnica.
Portuguesa x Palmeiras
As duas equipes se enfrentam nesta quarta-feira (28), às 19h30, no estádio do Canindé, em duelo atrasado da 5ª rodada do Paulistão.
Já classificado, o Verdão busca terminar a competição na primeira colocação geral. Já a Lusa, está lutando por uma classificação. Embora esteja em segundo no grupo A, está apenas um ponto na frente do terceiro e dois pontos na frente do quarto.