Mikos Gouka diz que Ajax deveria copiar o PSV; entenda
Gigante holandês vive período de crise e terá de encarar enorme desafio na próxima janela de transferências, segundo jornalista
Gigante holandês vive período de crise e terá de encarar enorme desafio na próxima janela de transferências, segundo jornalista
O Ajax enfrenta uma grave crise desde a saída de Marc Overmars, no final de 2023. O ex-jogador e então diretor esportivo do Ajax acabou envolvido em um caso de assédio. Ele acabou suspenso do futebol por um ano, após ter enviado fotos e vídeos de cunho sexual para funcionárias do clube.
Overmars era o responsável pela contratação de jogadores do clube. Com ele a equipe chegou a ser tricampeã holandesa. Depois de sua saída, principalmente em razão dos motivos que o levaram a sair da equipe, causaram uma crise no clube.
Após a saída de Overmars, também deixaram o clube Erik ten Hag e Edwin van der Sar. Com isso a diretoria e o comando da equipe acabaram reformulados, porém, os resultados não vieram. Ao contrário, o Ajax chegou a lutar contra o rebaixamento.
Para o jornalista esportivo Mikos Gouka, o Ajax vai encarar um enorme desafio na próxima janela para resolver todos os seus problemas. De acordo com o especialista em futebol holandês, o clube necessitará de uma limpeza profunda no elenco.
Para Gouka, o Ajax precisa mirar nos acertos do PSV em contratações específicas
“Esta temporada é apenas para cumprir tabela para o Ajax”, afirmou Gouka no podcast de futebol do Algemeen Dagblad.
“Nunca vi um Ajax tão ruim. Não imaginei que as coisas fossem degringolar tão rapidamente no clube, especialmente depois de terem tido um período tão bom.”
De acordo com Gouka, o próximo diretor geral Alex Kroes terá uma tarefa infernal pela frente. “O Ajax tem a vantagem de ter recursos financeiros, mas precisa se desfazer de jogadores que foram recentemente contratados. E isso vai custar dinheiro. Em geral, o Ajax é bom em vender jogadores sem sofrer grandes perdas, mas ainda assim, é necessário trazer os jogadores adequados e um técnico.”
O Ajax deve abrir o cofre para reforços direcionados
Gouka afirma que um olhar crítico deve ser lançado sobre o elenco atual, mas reconhece que isso não será fácil. “É complicado apontar e dizer ‘esse definitivamente não serve’. Também pode acontecer de você ser uma peça chave na temporada atual e, no próximo ano, tornar-se apenas o décimo quarto ou décimo quinto jogador do elenco.” O jornalista esportivo então aponta para o PSV. “O PSV não estava tão mal quanto o Ajax está agora, no ano passado. Talvez houvesse uma base lá que permitiu que eles avançassem apenas com algumas contratações, o que parece faltar no Ajax no momento. No entanto, o PSV mostrou que se você investir corretamente em jogadores específicos, é possível dar grandes passos rapidamente.”
Gouka ressalta que o principal objetivo para o Ajax é garantir que o conjunto final esteja bem ajustado. “O mais crítico é que os jogadores tenham clareza em suas funções, em como aplicar a pressão e o que fazer quando o adversário tem uma postura diferente do esperado na saída de jogo. É aí que a figura do treinador se torna essencial. Com um bom técnico liderando e os jogadores certos no lugar, acredito que o retorno ao topo pode ser incrivelmente rápido.”