Em uma mídia esportiva, ainda restrita para mulheres, a questão salarial é um fator preponderante.
Para Luciana Mariano, narradora da ESPN, não é diferente. A partir disso, ela expõe sua situação financeira atual.
“Eu não tenho uma vida confortável e não é problema nenhum dizer isso. Aliás, é um favor que eu faço (em dizer), porque eu não quero que as meninas mais novas tenham uma impressão errada do que acontece. Nunca ganhei dinheiro como narradora”, desabafou Luciana ao podcast Tomando Uma Com.
“É ruim dizer isso. Mas eu só comecei a ganhar, para ter um mínimo necessário para sobreviver, agora, na ESPN. Ou seja, de 2018 para cá”, continua.
Por fim, Mariano diz que abriu mão da vida pessoal em nome do trabalho.
“Para narrar, abri mão de casamento e ter filhos”, finaliza na mesma entrevista.
Luciana já atribuiu sua carreira ao destino
Em entrevista de 2018 ao Torcedores.com, Mariano, atribuiu carreira na comunicação ao destino.
“Não era meu objetivo (ser narradora). Acontece, que eu tive uma infância muito humilde e tive que trabalhar desde os 12 anos como secretária e você não tem tempo para planejar a sua vida com pensamentos do tipo: “Ah, o que será que eu farei na faculdade?”, essas coisas. O jornalismo e o rádio me encontraram. Eu não pensava nisso. Não dava tempo de pensar. Fora o trabalho, eu tinha escola a noite.”, contou na ocasião.
Ela, que foi casada com Luciano do Valle por 20 anos, também falou sobre ser machismo quem pensa que sua carreira, só ganhou força por ter sido esposa do narrador, falecido em 2014.
“É machista pensar que eu só narrei um jogo, porque eu fui casada com o Luciano. Ele me dava a oportunidade, mas não fazia as coisas por mim. Minha carreira começou antes de conhecê-lo. Muitas outras pessoas me ajudaram.”, ponderou também na época.
A carreira de Luciana Mariano
Nascida em Jundiaí (SP), a profissional começou como repórter na Rádio Difusora de sua cidade natal. Já, na capital paulista, ela trabalhou na Rádio Gazeta e TV Band.