Home Futebol La Liga oficializa denúncia de racismo contra Vini Jr. na justiça espanhola

La Liga oficializa denúncia de racismo contra Vini Jr. na justiça espanhola

Jogador do Real Madrid foi alvo de cânticos ofensivos em confronto diante do Getafe no início do mês; leia mais

Arthur Santos Eustachio
Meu nome é Arthur Santos Eustachio. Sou formado em Jornalismo pela Cásper Líbero. Atuo como produtor de conteúdo para sites e mídias digitais. Escrevo notícias sobre esportes em geral - hoje principalmente na área de automobilismo: Fórmula 1, MotoGP e Nascar. Já trabalhei na 365Scores e como administrador de páginas esportivas. Meus esportes favoritos são futebol, tênis, basquete e Fórmula 1. Minhas maiores referências são Cristiano Ronaldo, Novak Djokovic e Max Verstappen. No mais, curto ler, ouvir música, assistir filmes e, claro, praticar esportes.

Atacante brasileiro e companheiro Dani Ceballos foram objetos de insultos - (Divulgação: x/realmadrid)

Nesta terça-feira (6), a La Liga anunciou que formalizou uma denúncia ao Ministério Público em resposta aos atos racistas contra o atacante Vini Jr. durante o jogo entre Real Madrid e Getafe em 1º de fevereiro. Os torcedores locais proferiram cânticos e insultos no momento da chegada da equipe madridista ao estádio.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A entidade que governa a La Liga também encaminhou uma carta ao Comitê de Competição da Real Federação Espanhola de Futebol e à Comissão Anti-Violência, abordando os incidentes ocorridos nas duas partidas adiadas naquele dia.

O documento destaca que, nas mídias sociais e simultaneamente à chegada do Real Madrid, foi identificada uma gravação na qual vários torcedores entoam cânticos ofensivos. Especificamente, foram ouvidos gritos de “filhos da p… ” e “Vinícius, macaco”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O meio-campo Dani Ceballos, também do Real Madrid, foi objeto de ofensas discriminatórias por parte dos fãs do Getafe aos 15 minutos da segunda etapa da partida, conforme aponta o documento.

Vini Jr. será homenageado por Câmara de Deputados por luta antirracista

Essas manifestações de cunho racista têm sido uma constante na trajetória de Vini jr., iniciando-se na temporada 2021 na Espanha. Até o momento, nenhuma das denúncias resultou em penalidades esportivas.

No Brasil, o atacante será um dos nomes na solenidade da Medalha Mérito Legislativo por “serviços relevantes ao Poder Legislativo ou ao País”, devido a seu combate contra o racismo.

PUBLICIDADE
Better Collective