Nesta terça-feira (6), a La Liga anunciou que formalizou uma denúncia ao Ministério Público em resposta aos atos racistas contra o atacante Vini Jr. durante o jogo entre Real Madrid e Getafe em 1º de fevereiro. Os torcedores locais proferiram cânticos e insultos no momento da chegada da equipe madridista ao estádio.
A entidade que governa a La Liga também encaminhou uma carta ao Comitê de Competição da Real Federação Espanhola de Futebol e à Comissão Anti-Violência, abordando os incidentes ocorridos nas duas partidas adiadas naquele dia.
O documento destaca que, nas mídias sociais e simultaneamente à chegada do Real Madrid, foi identificada uma gravação na qual vários torcedores entoam cânticos ofensivos. Especificamente, foram ouvidos gritos de “filhos da p… ” e “Vinícius, macaco”.
O meio-campo Dani Ceballos, também do Real Madrid, foi objeto de ofensas discriminatórias por parte dos fãs do Getafe aos 15 minutos da segunda etapa da partida, conforme aponta o documento.
Vini Jr. será homenageado por Câmara de Deputados por luta antirracista
Essas manifestações de cunho racista têm sido uma constante na trajetória de Vini jr., iniciando-se na temporada 2021 na Espanha. Até o momento, nenhuma das denúncias resultou em penalidades esportivas.
No Brasil, o atacante será um dos nomes na solenidade da Medalha Mérito Legislativo por “serviços relevantes ao Poder Legislativo ou ao País”, devido a seu combate contra o racismo.