Home Tênis João Fonseca vence, mas chuva volta a atrapalhar no Rio Open

João Fonseca vence, mas chuva volta a atrapalhar no Rio Open

Restante dos jogos da última quarta acontece na tarde desta quinta, a partir das 15h

Carlos Lemes Jr
Olá! Sou Carlos Lemes Jr e sou Jornalista formado, desde 2012, e no Torcedores, desde 2015. Matérias exclusivas pelo site publicadas nos portais IG, MSN e UOL. Escrevo sobre: futebol, mídia esportiva, tênis e basquete. Acredito que o esporte seja uma ótima ferramenta de inclusão, pois, sou cadeirante. Então, creio que uma das minhas "missões" aqui no Torcedores seja cobrir esporte paralímpico. Hobbies: ler, escrever e escutar música.
João Fonseca faz história aos 17 anos no Rio Open (Divulgação/Fotojump)

João Fonseca faz história aos 17 anos no Rio Open (Divulgação/Fotojump)

O carioca João Fonseca gravou seu nome história no Rio Open de tênis e conquistou a primeira vitória, em um torneio ATP aos 17 anos, ao superar o francês Arthur Fils, cabeça de chave número 7. Ele se tornou o primeiro tenista nascido a partir de 2006 a vencer uma partida na elite do esporte profissional. A partida aconteceu na última quarta-feira, 21 de fevereiro.

Tenista com uma relação especial com o ATP 500, onde esteve desde a primeira edição como espectador e depois como sparring, até a estreia na competição, Fonseca conseguiu já na segunda participação na chave de simples vencer jogando em casa, com o apoio da torcida para derrubar o número 36 do mundo em uma atuação contundente em parciais de 6/0 e 6/4.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Após a vitória na qual se tornou o primeiro brasileiro a aplicar um ‘pneu’ na chave de simples, Fonseca ressaltou a influência do Rio Open para sua decisão de se tornar um tenista: “O Rio Open me inspirou a jogar tênis quando eu era uma criancinha”, comentou ele que terminou 2023 como nº1 do ranking juvenil.

“Venho desde a primeira edição, é muito especial para mim essa vitória, não poderia ter sido melhor, diante de toda a minha família, de todos os meus amigos, basicamente todo mundo que eu conheço, então estou muito feliz não só pela vitória, mas como foi”, disse em entrevista coletiva.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Fonseca explicou a estratégia que adotou para enfrentar Fils, que é o número 36 do ranking mundial, tentando pressionar a todo momento o serviço do francês.

“Sabia que seria um jogo difícil, mas sabia que ele seria favorito, a pressão estaria para o outro lado e joguei isso ao meu favor. Estava com a torcida, a preparação de hoje foi muito boa, muito focada, máxima intensidade desde o primeiro tempo e sabia que no segundo set se eu desse uma brecha ele iria pegar, então tinha que fechar as portas e foi isso o que eu fiz muito bem, analisou.

Pelo lado do derrotado, Arthur Fils reconheceu a superioridade do jovem brasileiro, durante o confronto.

PUBLICIDADE

“Não sei o que aconteceu no jogo. Ele jogou muito bem, batendo muito forte na bola e estava difícil controlar a bola. Talvez eu tenha começado um pouco lento, mas eu sabia que seria um jogo certamente difícil”, disse o francês, também em coletiva.

PUBLICIDADE

O adversário de Fonseca na segunda rodada será o chileno Cristian Garin, campeão do Rio Open em 2020. A classificação do carioca garante quatro representantes brasileiros nas oitavas de final do maior torneio da América do Sul pela primeira vez, com ele se juntando a Thiago Monteiro, Felipe Meligeni e Thiago Wild.

Chuva volta a atrapalhar partidas

A chuva interrompeu a programação do Rio Open na noite desta quarta-feira durante o segundo set da partida entre o brasileiro Thiago Wild e o espanhol Jaume Munar na Quadra Guga Kuerten. A rodada será retomada nesta quinta-feira, às 15h. O jogo entre o atual campeão Cameron Norrie e o chileno Tomas Barrios Vera acontece não antes das 16h30.

A sessão noturna terá o duelo entre os brasileiros Thiago Monteiro e Felipe Meligeni Alves, com João Fonseca fechando a Quadra Guga Kuerten no confronto com o chileno Cristian Garin, campeão de 2020.

O Wheelchair Tennis Elite – apresentado por ALLOS – também terá início nesta quinta-feira no Jockey Club Brasileiro, com as semifinais fechando a programação das quadras 1 e 2.

PUBLICIDADE

Na última quarta-feira, 21 de fevereiro os quatro tenistas cadeirantes, concederam entrevista coletiva na sala de imprensa do Rio Open e destacaram a importância do torneio para a modalidade. Kunieda destacou a evolução do tênis em cadeira de rodas e a forma como a integração com um torneio ATP 500 auxilia no desenvolvimento.

“Quando eu era criança, eu nem sabia o que era tênis em cadeira de rodas. Hoje nós temos internet e muito acesso a esse tipo de informação. Neste ano teremos mais torneios integrados aos ATPs e queremos crescer mais e mais”, disse Shingo Kunieda.

Os britânicos Alfie Hewett e Gordon Reid, atuais números 2 e 5 do ranking mundial de simples do tênis em cadeira de rodas, também ressaltaram a oportunidade de jogar nas quadras do, que é considerado, maior torneio da América do Sul.

“É surreal estar num lugar como esse, mas mostra como o tênis em cadeira de rodas foi longe. Somos muito gratos. Foi incrível até mesmo no treino que fizemos hoje, com muitas pessoas assistindo e filmando. Queremos usar essa plataforma para crescer”, disse Hewett.

PUBLICIDADE

“É incrível estar aqui. Nós todos temos uma visão para o tênis em cadeira de rodas estar mais integrado aos torneios ATP e queremos dar um show para o público e tornar isso cada vez maior”, completou Reid.

Anfitrião na competição, Daniel Rodrigues, que atualmente é o melhor brasileiro do tênis em cadeira de rodas, chamou a atenção para a iniciativa da realização do torneio no ATP 500 carioca.

“O Rio Open é um torneio fantástico, onde há uma oportunidade incrível de mostrar e incentivar o esporte. É o maior ATP da América do Sul e estarmos aqui, com os melhores do mundo, é maravilhoso. Muito bom dizer que estou em casa e que o Brasil está liderando algo assim”, disse o mineiro.

Programação prevista para quinta (22/02)

QUADRA GUGA KUERTEN – 15h00
Jaume Munar (ESP) vs Thiago Seyboth Wild (BRA) 26 32 – Continuação

PUBLICIDADE

Não antes de 16h30
Tomas Barrios Vera (CHI) vs [2] Cameron Norrie (GBR)

Não antes de 19h
[WC] Thiago Monteiro (BRA) vs [Q] Felipe Meligeni Alves (BRA)
[WC] João Fonseca (BRA) vs Cristian Garin (CHI)

QUADRA 1 – 15h
Dusan Lajovic (SRB) vs [6] Laslo Djere (SRB) 00
Facundo Diaz Acosta (ARG) vs [5] Sebastian Baez (ARG)
[Q] Mariano Navone (ARG) vs Yannick Hanfmann (GER)
Wheelchair Tennis Elite Rio – Daniel Rodrigues (BRA) vs [2] Gordon Reid (GBR)

QUADRA 2 – 15h
Quartas de final – Nicolas Barrientos (COL) / Rafael Matos (BRA) vs [4] Kevin Krawietz (GER) / Tim Puetz (GER)

PUBLICIDADE

Não antes de 16h30
Quartas de final – Juian Cash (GBR) / Robert Galloway (USA) vs Sadio Doumbia (FRA) / Fabien Reboul (FRA)
Primeira rodada – Após descanso – [3] Maximo Gonzalez (ARG) / Andres Molteni (ARG) vs [WC] Fernando Romboli (BRA) / Thiago Seyboth Wild (BRA)
Semifinais – Wheelchair Tennis Elite Rio – [1] Alfie Hewett (GBR) vs Shingo Kunieda (JPN)

QUADRA 4 – Não antes de 17h30
Após descanso – Roberto Carballes Baena (ESP) / Dusan Lajovic (SRB) vs Simone Bolelli (ITA) / Andrea Vavassori (ITA)

Política de ingressos

A organização do torneio informa que, por conta da chuva, a sessão noite desta quarta-feira, dia 21, foi cancelada. Com mais de 1 hora de duração, a sessão foi validada e os ingressos não poderão ser reutilizados e nem reembolsados.

A sessão 1 desta quinta-feira, dia 22, sofrerá alterações. Ao invés de começar às 16h30, terá início às 15h, com dois jogos na quadra central. Os portões abrirão às 14h30.

PUBLICIDADE

Torcedores.com inicia cobertura

Nosso site começará sua cobertura, in loco, do torneio em quadras de saibro desta quinta, até o próximo domingo, 25, dia da grande decisão. Fique ligado!

Better Collective