Depois de todos os dissabores que os torcedores do Fluminense amargaram com a LDU, enfim o troco contra os equatorianos foi dado. Com dois gols de Jhon Arias no segundo tempo, o Tricolor venceu por 2 a 0 nesta quinta-feira (29) no Maracanã e conquistou o título da Recopa Sul-Americana.
O time equatoriano, que venceu o jogo de ida por 1 a 0 em Quito na semana passada, não repetiu os feitos nas decisões da Libertadores de 2008 e da Copa Sul-Americana de 2009 contra o próprio time carioca.
O Fluminense iniciou com Samuel Xavier na lateral-direita e Marcelo no banco de reservas. Num confronto tenso, o Tricolor de Fernando Diniz manteria o controle do jogo. Martinelli perdeu a primeira chance clara de gol, ao desperdiçar na pequena área. O meio-campista tricolor chutou em cima do goleiro Domínguez.
Precisando do resultado, o Fluminense foi pra cima, obrigando o experiente arqueiro equatoriano a trabalhar. Germán Cano faria Domínguez praticar duas grandes defesas. De fora da área, Ganso bateu com estilo, mas o arqueiro espalmou pra escanteio.
Do outro lado, a LDU não ameaçava Fábio. O primeiro tempo terminaria com confusão entre as comissões técnicas das duas equipes.
Fluminense lança John Kennedy no segundo tempo
Fernando Diniz voltou com John Kennedy no lugar de Felipe Melo. Mas a LDU é quem assustaria primeiro na etapa final com Piovi. O meia foi enfileirando defensores, mas parou no experiente goleiro do Fluminense.
O Tricolor das Laranjeiras seguiria com a posse de bola constante, se mantendo no campo defensivo da equipe de Quito. Os visitantes apostavam em contra-ataques puxados por Hurtado, que muitas vezes enfrentava sozinho toda a zaga do Fluminense.
Diniz mexeu na equipe novamente, colocando de uma vez só Marcelo, Renato Augusto e Douglas Costa. Deixaram o campo Diogo Barbosa, Ganso e Keno. A blitz tricolor continuou contra a LDU. Uma das chances perdidas ocorreu após grande lance de habilidade de Renato Augusto pela esquerda.
Arias coloca Tricolor em vantagem, mas Kennedy é expulso
O Fluminense finalmente abriria o placar com Jhon Arias, aos 30 minutos. Em cruzamento perfeito de Samuel Xavier pela direita, o colombiano cabeceou livre no canto esquerdo de Domínguez. Fluminense 1 a 0.
Faltava um gol para o Tricolor colocar a mão na taça. Mas na sequência, o árbitro argentino Facundo Tello expulsaria John Kennedy com o cartão vermelho direto. Numa disputa de bola, o centroavante pisou no joelho de Zambrano. Guga substituiria Samuel Xavier nos minutos finais.
Jhon Arias converte pênalti e inicia a festa
Mesmo com um a menos, o Fluminense seguia no ataque. E o gol do título viria numa penalidade máxima, com Valverde derrubando Renato Augusto na grande área. Na cobrança, Jhon Arias se encarregou e mandou no ângulo direito de Domínguez, aos 44 minutos do segundo tempo. Fluminense 2 a 0.
O Tricolor enfim conseguia o troco na LDU, depois dos dois traumas nos anos 2000. Diogo Barbosa ainda seria expulso do banco de reservas, depois de mais uma confusão. Mas o Fluminense coloca em sua galeria mais uma taça, espantando de vez o fantasma do time equatoriano.