No projeto implementado em outubro através de dissidentes dos Donos da Bola RS na afiliada gaúcha da Band, o Debate Raiz bateu recorde de audiência nesta segunda-feira (26). Mais de 49 mil espectadores simultâneos chegaram a acompanhar as repercussões do Gre-Nal 441 vencido pelo Internacional por 3 a 2, no Beira-Rio, pelo Gauchão.
Entretanto, logo após o fim da atração, a live foi retirada do ar pelo YouTube. A razão alegada na notificação recebida foi a veiculação de imagens do clássico entre Internacional e Grêmio durante o debate.
De acordo com a plataforma de vídeos, o Debate Raiz teria infringido os direitos do Campeonato Gaúcho adquiridos pelo Grupo Globo. A empresa exibe o estadual em TV aberta através da RBS TV no Rio Grande do Sul, além do SporTV/Premiere veicular os jogos para todo o país.
A produção da mesa redonda entrou em contato com a Globo, esclarecendo que as imagens do Gre-Nal 441 utilizadas na live foram feitas por um cinegrafista do SBT. A afiliada do canal de Silvio Santos distribuiu os melhores momentos do jogo às demais emissoras para a exibição em seus noticiários através de um pool. O programa de ontem (26) do Debate Raiz voltou a ficar à disposição no YouTube, cerca de 12 horas depois da exclusão.
Meneghetti: “Isso aconteceu no dia em que passamos o carro na concorrência”
Âncora do Debate Raiz, Leonardo Meneghetti lamentou o ocorrido na abertura da edição de hoje (27) da live. “Prejuízo irreparável”, resumiu.
“A nossa imagem tanto não era da Globo que a Globo reconheceu isso, embora este episódio ocorra pela segunda vez desde a existência do Debate Raiz. Outro aspecto importante: e justamente num dia de recorde de audiência. Num dia em que a gente passou o carro na concorrência”, complementou o jornalista.
Leonardo Meneghetti reforçou que a atitude pode ter sido motivada através dos números expressivos de visualizações que o programa obtém diariamente ao meio-dia. Mas reforçou não saber se a medida foi tomada por má fé.
“O fato é que o Debate Raiz é uma revolução digital e que incomoda do ponto de vista comercial e incomoda muito do ponto de vista de audiência. Quando você começa a ter determinado tamanho, a concorrência se assusta, se preocupa e, às vezes, não sei se é o caso, usa de todos os recursos para tentar te boicotar, te sabotar, te tirar do ar e atraplhar o teu trabalho”, disse Meneghetti, em seu pronunciamento.
O apresentador pediu desculpas aos telespectadores e agradeceu à quem ajudou, de dentro da Globo, a desfazer o mal entendido de que as imagens do Gre-Nal 441 usadas na live não foram as produzidas pela emissora. Mas novamente ressaltou as perdas com o ocorrido. “A gente perdeu oito, 10 horas, e o prejuízo é irreparável. Não tem o que fazer”, finalizou.