Home Futebol Fluminense tem dois dias para se acostumar com altitude antes da Recopa

Fluminense tem dois dias para se acostumar com altitude antes da Recopa

Tricolor carioca embarcou para partida contra a LDU no embate de campeões continentais em que as condições ambientais de Quito podem ser atrapalhar o desempenho

Affonso Andrade
Jornalista, carioca, aquariano, pai do Gabriel e marido da Patricia. Amo esportes. Me formei em jornalismo em 2009. Trabalhei na comunicação do Vasco da Gama entre 2006 e 2008, ano em que fui estagiário no Diário Lance! Em 2010 comecei na TV Globo sendo editor de conteúdo no G1, onde permaneci até dezembro de 2022. Colaboro com o Torcedores.com desde fevereiro de 2024.
Douglas Costa em embarque para Quito, no Equador, para jogo de ida da Recopa contra a LDU (Créditos: Marcelo Gonçalves/Fluminense)

Douglas Costa em embarque para Quito, no Equador, para jogo de ida da Recopa contra a LDU (Créditos: Marcelo Gonçalves/Fluminense)

O Fluminense embarcou na noite desta segunda-feira (19/02) para Quito, no Equador. Lá, fará a primeira partida da decisão da Recopa Sul-Americana contra a LDU, nesta quinta-feira (22), no estádio Rodrigo Paz Delgado.

Além da LDU, adversário histórico do Flu em torneios internacionais, o Tricolor se preocupa com o fator altitude. A capital do Equador fica a 2.850 metros do nível do mar. Para tentar se adaptar mais rápido, os cariocas terão dois dias na cidade antes da partida.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A adaptação antes da partida da Recopa é importante para o Tricolor das Laranjeiras, pois jogar na altitude pode ter consequências de moderadas a graves.

Por exemplo, há chances de dor de cabeça, náuseas, tonturas, indisposição gástrica, vômitos, sensação de falta de ar, fadiga, letargia e até o risco de problemas cardiovasculares, devido ao esforço maior feito pelo coração.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Já dentro de campo, a diferença que os jogadores do Fluminense podem sentir é, além das temperaturas mais baixas, uma menor pressão atmosférica, que é exatamente o que deixa a bola de jogo mais ‘leve’ e rápida.

Por isso, os dias de preparação em Quito antes do embate tendem a serem úteis para o desenvolvimento do time de Fernando Diniz no confronto.

LDU x Fluminense: como chegaram na Recopa

A Liga Desportiva Universitaria foi a campeã da Copa Sul-Americana de 2023, derrotando o Fortaleza nos pênaltis (4×3), após empate de 1 a 1 no tempo regulamentar.

PUBLICIDADE

O Time de Guerreiros venceu o principal torceio sul-americano, conquistando a Libertadores da América em uma emocionante vitória sobre o Boca Juniors, já na prorrogação, por 2 a 1, em pleno Maracanã.

PUBLICIDADE

Será o terceiro confronto entre Fluminense e LDU em decisões de torneios continentais, com hegemonia para os equatorianos. O time de Quito levou a melhor na final da Libertadores de 2008 e na decisão da Sul-Americana de 2009.

O confronto pelo jogo de ida da Recopa será disputado nesta quinta-feira (22), às 21h30 (horário de Brasília), em Quito, no Equador.

Better Collective