O Fluminense foi derrotado pela LDU ( 1 a 0) na noite desta quinta-feira (22), no Estádio Casa Blanca, na altitude de 2.850 metros de Quito, pelo jogo de ida da Recopa Sul-Americana. O time anfitrião teve as melhores chances do jogo e conseguiu a vitória aos 46 da etapa final, com gol de Arce.
O jogo decisivo entre Fluminense x LDU está marcado para a próxima quinta-feira (29), às 21h30, no Maracanã. O Tricolor Carioca terá que vencer por dois ou mais gols de diferença no tempo normal para ficar com o título. Vitória do Flu por um gol de vantagem forçará a prorrogação com dois tempos de 15 minutos. Se a igualdade no agregado persistir, o campeão será conhecido na disputa por pênaltis.
Primeiro tempo
O Fluminense sofreu diante da velocidade da LDU na altitude de 2.850 metros de Quito. Os equatorianos dominaram o primeiro tempo e tiveram as melhores chances para abrir o placar. Segundo o Footstats, o time mandante teve 11 finalizações (quatro certas) contra apenas duas (uma certa) do Tricolor.
O Fluminense quase saiu em desvantagem aos três. Em bola mal recuada de Thiago Santos, Fábio Santos evitou o gol em cima da linha.
O Tricolor respondeu aos sete. Após lançamento de Marcelo, Cano foi derrubado dentro da área por Quiñónez. O VAR recomendou a revisão. O árbitro Andrés Rojas reviu o lance no monitor, mas manteve a decisão de campo.
Aos 12, Marcelo sentiu lesão muscular e deu lugar a Diogo Barbosa.
A LDU voltou a chegar com perigo aos 20. Zambrano disparou chute e Fábio fez a defesa com a ponta dos dedos. Dois minutos depois, novamente Zambrano, chutou cruzado pela rede do lado de fora.
Piovi também teve chance para fazer 1 a 0 para os equatorianos, aos 27, mas a finalização foi para fora.
O Fluminense assustou aos 20. Keno deu passe para Arias bater para defesa de Domínguez.
A LDU seguiu levando perigo em chutes de fora da área. Aos 32, o sistema defensivo tricolor deu muito espaço para González finalizar bem perto da trave.
Os equatorianos perderam chance inacreditável aos 37. Estupíñan efetuou cruzamento, Fábio soltou a bola dentro da área e González, sem marcação, finalizou para fora.
Nos dois últimos lances antes do intervalo, Fábio evitou que o Flu saísse atrás do placar com defesas em batidas de Piovi e González.
Segundo tempo
A LDU manteve a ofensividade na volta do intervalo. Preocupado com o domínio rival, Fernando Diniz trocou Felipe Melo e Keno, que sentiu os efeitos da altitude, respectivamente, por Marlon e Douglas Costa.
Aos 17, Quiñónez recebeu lançamento na esquerda, cruzou e Hurtado finalizou. A bola desviou em Thiago Santos e passou muito perto do gol.
O Fluminense conseguiu reduzir o ímpeto do adversário e por pouco não fez 1 a 0 aos 27. Martinelli recebeu bom passe de Douglas Costa e mandou forte chute na trave.
A LDU tentou a vitória. Aos 43, Quintero avançou com liberdade, chutou cruzado e Fábio espalmou. No minuto seguinte, o goleiro, no reflexo, defendeu chute de Alzugaray.
Aos 46, Piovi cobrou falta e Arce desviou para o gol. Inicialmente, o lance foi invalidado pela arbitragem, porém, o VAR detectou a regularidade e a jogada foi validada. LDU 1 a 0!
No último lance da partida, Douglas Costa cobrou falta para fora, desperdiçando chance do empate.
Próximos jogos de LDU e Fluminense
O Fluminense fará o clássico contra o Flamengo no próximo domingo (25), às 16h, no Maracanã, pela última rodada da primeira fase do Campeonato Carioca. A LDU só voltará a campo na próxima quinta-feira pelo jogo decisivo contra o Tricolor Carioca, no Maracanã.