A campanha do Bayer Leverkusen desde o início do campeonato alemão é impressionante. A equipe tem acumulado pontos em um ritmo que a coloca na liderança da Bundesliga e a faz candidata à conquista do título nacional.
Segundo o site Goal, a abordagem de futebol ofensiva e eficaz, característica do time comandado por Xabi Alonso, tornou a equipe um show à parte. Apesar de ter tropeçado na rodada anterior, o Leverkusen está ansioso para retornar ao caminho das vitórias. O confronto deste sábado é contra o Darmstadt, o lanterna da Bundesliga.
Portanto, uma vitória dos visitantes é praticamente uma obrigação se o time de Xabi Alonso quiser se manter forte na luta pelo título — o Leverkusen está com 49 pontos, 2 à frente do Bayern de Munique.
Apesar da Bundesliga ser conhecida por sua imprevisibilidade, há momentos em que parece haver um claro favorito. Esse é um deles.
Desempenho recente de Darmstadt e Bayer Leverkusen
O Darmstadt, por sua vez, não sabe o que é vencer na liga desde outubro. A temporada complicada resultou na queda para a última posição da tabela. No último jogo, a equipe foi derrotada pelo Union Berlin por 1 a 0, antes disso, empatou com o Eintracht Frankfurt em 2 a 2 e perdeu para o Borussia Dortmund por 3 a 0.
Com apenas onze pontos em 19 partidas, o Darmstadt da atual temporada parece muito com o Darmstadt de 2016/17. Naquela época, na mesma fase do campeonato, a equipe tinha apenas nove pontos e acabou rebaixada com uma diferença de doze pontos para a zona de segurança.
Na situação atual, eles estão a apenas um ponto de sair da zona de rebaixamento, então ainda há esperanças para o time dirigido por Torsten Lieberknecht. Contudo, qualquer expectativa de melhorar a situação neste sábado parece muito distante. O Bayer Leverkusen atingiu a quarta melhor pontuação da história da Bundesliga nesse estágio do campeonato.
Historicamente, segundo o site Wettbasis, somente o Bayern de Munique conseguiu mais pontos após 19 jogos. Tais números colocam a equipe de Xabi Alonso numa excelente posição para lutar pelo título.
Apesar desse desempenho impressionante, o Bayer Leverkusen viu seu encadeamento de vitórias ser interrompido no último fim de semana, com um empate em 0 a 0 em casa contra o Borussia Mönchengladbach. No entanto, os jogos anteriores consolidaram a liderança da equipe na tabela, com triunfos sobre clubes como RB Leipzig por 3 a 2 e o Augsburg por 1 a 0.
Xabi Alonso é grande nome dessa temporada magistral. Porém, esse sucesso tem seu lado negativo, qual seja? Há muitos rumores no mercado europeu sobre uma possível transferência para outros clubes.
Para aumentar esses boatos, a recente notícia de que Jürgen Klopp deixará o comando técnico do Liverpool no final da temporada, fez com os holofotes se voltassem para o nome de um espanhol, o qual é muito admirado pelos torcedores de Anfield, tanto por sua história como jogador quanto pela expectativa de que possa tornar-se o novo treinador.
Por enquanto, o técnico do Leverkusen tem afirmado nas coletivas que está totalmente focado para manter a impressionante jornada do Leverkusen até aqui. A equipe segue na disputa por três títulos e faz simplesmente a melhor temporada da história do clube.
Em 28 jogos oficiais nesta temporada, incluindo partidas pela Copa da Alemanha, Europa League e Bundesliga, o Leverkusen mantém-se invicto, destacando-se como o único clube das principais ligas europeias a alcançar tal feito, o que não é pouca coisa.
Além disso, o finlandês Lukas Hradecky é o goleiro que mais vezes saiu de campo sem levar gols nesta temporada. Portanto, além de fazer um jogo vistoso e voltado para o ataque, a equipe de Xabi Alonso sabe se defender muito bem.
Para essa partida, o time não terá o atacante Victor Boniface, que está lesionado. Talvez, essa falta possibilite a estreia do reforço Borja Iglesias, mas certamente não vai afetar o time em razão da força coletiva do Leverkusen.
Confrontos anteriores entre Darmstadt e Bayer
Ao longo da história, Darmstadt e Bayer Leverkusen se enfrentaram em oito ocasiões, sendo sete delas pela Bundesliga e uma pela Copa da Alemanha.
Os confrontos apontam uma vantagem considerável para o Leverkusen, que tem seis vitórias na Bundesliga.
Jogando em casa, no estádio Böllenfalltor, o Darmstadt nunca conseguiu ganhar pontos do Bayer Leverkusen. No jogo do primeiro turno da temporada, o time de Xabi Alonso, jogando em casa, deu chocolate no Darmstadt.
Após um empate por 1 a 1 no primeiro tempo, com gols de Victor Boniface e Oscar Vilhelmsson, o Leverkusen acelerou o ritmo e garantiu uma exibição de gala no segundo tempo. Exequiel Palacios e Victor Boniface, junto a Jonas Hofmann e Adam Hlozek, foram os grandes nomes da goleada por 5 a 1.
O encontro deste sábado da 20ª rodada da Bundesliga, que coloca frente a frente Darmstadt e Bayer Leverkusen, tem seu início marcado para às 11h30 (horário de Brasília). Os interessados em acompanhar ao vivo poderão assistir ao jogo no canal GOAT, no YouTube.