
Clube mineiro, Caldense se prepara para a segunda divisão do Mineiro (Divulgação / Caldense)
A CBF convidou a Caldense para participar do Brasileirão Série D 2024, mas o clube de Poços de Caldas recusou e não vai disputar a competição nacional.
É a terceira equipe mineira a não aceitar participar da quarta divisão do futebol nacional. Além da Caldense, o Democrata, de Governador Valadares, e o Villa Nova, de Nova Lima, também recusaram.
A Caldense emitiu nota oficial e confirmou que não vai aceitar o convite da CBF para não comprometer as finanças de sua temporada. O clube foi rebaixado para ao Módulo II do Campeonato Mineiro e disputará apenas a segunda divisão do Estadual em 2024.
“A Caldense optou por se concentrar apenas no estadual e irá disputar somente o Campeonato Mineiro Módulo II na temporada 2024”, afirma o clube mineiro no comunicado.
“Para poder suprir toda essa demanda de jogos, aliado a desgaste físico dos atletas, eventuais lesões e cartões, seriam necessários praticamente dois elencos, um para cada competição, além de uma comissão técnica com mais profissionais”, explica a Caldense sobre a recusa ao Brasileirão Série D.
“O que exige um investimento maior, desde encargos trabalhistas até alimentação, acomodações, exames, taxas de inscrição, etc.”, finaliza a nota.
Lanterna do Campeonato Mineiro 2023 deve ser convidado a participar do Brasileirão Série D
Segundo publicação do site No Ataque, a Federação Mineira de Futebol (FMF) e a CBF devem convidar o Democrata de Sete Lagoas, clube que terminou o Campeonato Mineiro 2023 na lanterna da competição, para a disputar a quarta divisão do Campeonato Brasileiro.
Os outros clubes mineiros já confirmados na quarta divisão do futebol nacional são o Pouso Alegre, rebaixado da Série C para a Série D, o Ipatinga, que entrou na vaga do Athletic, que teve o acesso à Série C em 2023.
Além dos dois citados acima, o Patrocinense será mais um de Minas Gerais na competição, que entrou no torneio após Villa Nova e Democrata GV desistirem das vagas.