Brasileirão pode ter reviravolta após movimentos de clubes; entenda
Times formaram um grupo e aguardam posicionamento da CBF sobre calendário da Série A em meio à disputa da Copa América
Restando pouco menos de dois meses para o seu pontapé inicial, o Brasileirão 2024 é pauta de discussão entre grandes clubes do futebol nacional. Comprovando uma sinalização antecipada pela Band, o dirigente do Flamengo, Luís Carlos Azevedo, comunicou nesta quinta-feira (15), que clubes da elite nacional se uniram com o objetivo de paralisar o certame durante a disputa da Copa América.
Em um primeiro momento, ficou definido pela CBF que, durante a disputa do torneio de seleções, entre 20 de junho a 14 de julho, as rodadas do Brasileirão ocorreriam normalmente, sem paralisações. Contudo, a medida impacta diretamente à maioria dos clubes participantes, que possuem atletas selecionáveis. No cenário mais abrangente, os times podem ficar sem os jogadores por diversas rodadas da Série A.
Diante deste cenário, dirigentes de oitos clubes do Brasileirão já protocolaram junto à CBF, um pedido para que a competição não seja realizada neste intervalo de disputa da Copa América.
“Esse tema está sendo tratado diretamente pelo presidente (Rodolfo Landim), vice-presidente (Rodrigo Dunshee) e o (Bruno) Spindel (diretor executivo de futebol). Existe, sim, uma conversa para que tenha uma atenção, para que os clubes tenham prejuízo a menos”, disse Luís Carlos durante a coletiva pós-jogo do Flamengo.
Brasileirão mesclando com Copa do Brasil
Segundo informações da Band, o intuito dos clubes é inverter as quatro rodadas previstas durante a Copa América pelas oitavas e quartas de final da Copa do Brasil, para que nenhum clube fosse prejudicado durante o Brasileirão. Se a petição for aprovada, as datas da finalíssima do torneio copeiro sofreria alterações, passando para os dias 11 e 15 de dezembro, após o término da Série A.
Por integrar o cronograma da Fifa, a Copa América 2024, que será realizada nos Estados Unidos, obriga que jogadores convocados defendam suas respectivas seleções, sem a possibilidade de dispensa, algo que costuma acontecer em amistosos.
À título de comparação, na última Data Fifa de 2023, 29 jogadores do Brasileirão foram listados para os escretes sul-americanos. A movimentação nos bastidores é liderada por Flamengo, Athletico, Atlético-MG, Botafogo, Bragantino, Fluminense, Palmeiras, São Paulo e Vasco.