A dolorida derrota do Botafogo para o Vasco por 4 a 2, no último domingo (18/02), pela nona rodada da Taça Guanabara, deixou o Glorioso em situação delicada no campeonato estadual do Rio de Janeiro. O time de General Severiano já não depende mais de seus próprios esforços para conseguir uma das vagas nas semifinais do Cariocão 2024.
Para piorar, o revés no último clássico pode ter iniciado uma crise interna no Botafogo. O treinador Tiago Nunes está pressionado e confronto contra o Aurora (BOL), pela Libertadores, é tido como fundamental para a equipe se reestruturar emocionalmente.
Já pelo Campeonato Carioca, o time está atualmente fora do G4, com 14 pontos em nove jogos. O Botafogo ainda tem o Audax-RJ no próximo sábado (24/02) e o clássico contra o Fluminense, dia 2 de março, pela frente na competição.
Para conseguir a vaga na semi, o Glorioso precisa vencer seus dois jogos e torcer por tropeços, principalmente do Vasco, que está em quarto lugar com 16 pontos. O Nova Iguaçu é o terceiro, com 18 e já um pouco mais distante do Fogão.
Em situação desfavorável no Carioca após derrota para o Vasco, Botafogo vai estrear na Libertadores
O Glorioso estreia na segunda fase pré-classificatória do torneio continental nesta quarta-feira (21/02), contra o Aurora, na Bolívia, às 21h30 (horário de Brasília). A competição continental é o principal objetivo na temporada botafoguense.
O jogo de volta contra o time boliviano está marcado para a quarta-feira seguinte, dia 28/02, no estádio Nilton Santos, também às 21h30 (de Brasília).
Caso passe pela equipe do Aurora, o Botafogo tem ainda mais uma rodada eliminatória antes de conseguir a vaga na fase de grupos da Libertadores da América.
Outro time brasileiro que entra em campo essa semana pela competição é o Red Bull Bragantino, que encara o Rionegro Águilas, na Colômbia, nesta terça-feira (20/02), às 21h30 (horário de Brasília).