O Botafogo volta à Libertadores e vai em busca do título inédito, em sua sexta participação no torneio. Mas, para isso, o Glorioso precisa superar uma marca que dura desde 1973: chegar à semifinal.
Há 50 anos, o Alvinegro chegava à competição como vice-campeão Brasileiro. Na época, a fase de grupos da Libertadores era dividida entre países, e a equipe carioca ficou na mesma chave do Palmeiras e os uruguaios Peñarol e Nacional.
Com quatro vitórias, um empate e uma derrota, o Botafogo venceu o jogo de desempate contra o Palmeiras e avançou para a semifinal, que era disputada em um formato de dois triangulares. O Glorioso, no entanto, ficou na última colocação de seu grupo com Independiente e Colo Colo e deu adeus à competição.
Participações do Botafogo na Libertadores
A estreia do Alvinegro na Libertadores foi em 1963, dez anos antes, quando também chegou na semifinal. Com 100% de aproveitamento na primeira fase, o Glorioso foi eliminado pelo Santos de Pelé. No jogo de ida, as equipes empataram em 1 a 1, no Pacaembu, mas o Peixe levou a melhor na volta no Maracanã, vencendo por 4 a 0. Pelé marcou três gols.
Após duas semifinais, no entanto, o clube só retornou à competição em 1996. Comandado por Túlio Maravilha, o Glorioso chegou ao torneio como campeão brasileiro, mas foi eliminado pelo Grêmio nas oitavas de final.
Neste século, a primeira participação do Botafogo na Libertadores foi em 2014. Após 18 anos longe do torneio, a equipe carioca teve seu pior desempenho na competição e foi eliminada ainda na fase de grupos.
Já em 2017, três anos depois, a história foi diferente. O Alvinegro começou na fase Pré-Libertadores, assim como neste ano, e eliminou o Colo-Colo, do Chile, e depois o Olimpia, do Paraguai. Na fase seguinte, se classificou em um grupo com Barcelona de Guayaquil, Estudiantes e Atlético Nacional de Medellín, que era o atual campeão continental.
Nas oitavas, eliminou o Nacional-URU e avançou para encarar o Grêmio. Após empate sem gols no Rio de Janeiro, o Botafogo foi derrotado pelo Tricolor no jogo de volta, por 1 a 0, e deixou a competição nas quartas de final.
O Glorioso estreia na Pré-Libertadores nesta quarta-feira (21), às 21h30 (de Brasília), contra o Aurora, na Bolívia. O jogo de volta será disputado na quarta-feira (28) da semana que vem, no Estádio Nilton Santos, também às 21h30 (de Brasília).