Eduard Atuesta passou praticamente toda a temporada 2023 fora dos gramados se recuperando de uma lesão no joelho. Apesar de fazer parte do planejamento de Palmeiras como uma possibilidade de meia-atacante, o jogador já havia disputado partidas nesta posição, a diretoria optou por negociá-lo com o Los Angeles FC.
Atuesta fora do Palmeiras
Sem se firmar no elenco do Alviverde como volante e com poucas oportunidades como meia-atacante, Atuesta foi emprestado ao Los Angeles FC. O atleta se despediu da torcida do Palmeiras através das redes sociais escrevendo: “Após dois intensos anos defendendo essa camisa gigante e cheia de tradição, hoje digo um “até breve” ao time onde tive a oportunidade de crescer profissionalmente e conquistar títulos importantes ao lado de uma torcida fanática e leal.”
Na publicação, o jogador relembrou parte da sua trajetória afirmando: “Por aqui, foram 60 jogos e seis títulos que me colocaram como o colombiano com mais conquistas na história do maior campeão do Brasil. Um orgulho sem tamanho. Fazer parte da Terceira Academia foi uma honra indescritível. Eu agradeço à torcida do Palmeiras por todo o apoio. Vocês realmente fazem a diferença”.
No início de 2024, Abel Ferreira chegou a considerar Atuesta como uma possibilidade para substituir Raphael Veiga. Entretanto, com a contratação de Rômulo encaminhada para o final o Campeonato Paulista e sem espaço como volante, o Palmeiras viu uma possibilidade de recuperar parte do investimento através de um empréstimo.
O colombiano já jogou anteriormente no Los Angeles FC e a proposta de volta convenceu a diretoria e o jogador. Em 2021, o Alviverde pagou aproximadamente R$20 milhões por 70% dos direitos econômicos do jogador, mas não teve o mesmo desempenho que no clube americano. E o jogador busca reencontrar seu bom futebol na MLS, pois no Palmeiras, atuou em 60 partidas com apenas dois gols e duas assistências.