O Palmeiras iniciou a temporada 2024 sem muita empolgação para os seus torcedores. Apesar de se manter invicto no Campeonato Paulista, a derrota na Supercopa do Brasil ainda resulta em questionamentos para o futuro do ano do clube. O jornalista Arnaldo Ribeiro criticou problemas de escalação de Abel Ferreira durante o ano.
Arnaldo Ribeiro critica Abel Ferreira
Em participação no programa Fim de Papo do UOL Esporte, o comentarista esportivo analisou a situação de Caio Paulista que foi contratado como atleta versátil, como jogador para a lateral e ponta, assim como Mayke. Segundo Arnaldo Ribeiro, Abel Ferreira estaria tentando formações e ataques diferentes no Paulistão.
Para o comentarista esportivo isso é aceitável, mas nem sempre “rende tanto”. Em relação a Caio Paulista, Arnaldo Ribeiro afirma que, o jogador tem condições de jogar no setor pelo seu histórico. Por outro lado, muito se questionou se, após contratações, Zé Rafael voltaria a jogar como meio-campista mais avançado e não como primeiro volante, mas o jogador “é mais pesado para essa função”.
Arnaldo Ribeiro criticou: “Muita gente imagina o Palmeiras com Zé Rafael, Aníbal, mais um, Rios ou Menino e Veiga, quatro, e dois atacantes. Abel até agora não testou essa formação tática, quatro no meio e dois atacantes”. Para o comentarista esportivo, essa escalação seria a que teria maior qualidade técnica.
Para o comentarista esportivo, Abel Ferreira busca pensar na temporada inteira em um rodízio de jogadores e as trocas de atletas. Arnaldo Ribeiro afirma que: “Abel troca pela minutagem e não pelo que está acontecendo no jogo. Isso tem um critério, mas o time cai em produção”, pois o banco tem menor desempenho do que os titulares, sem importar como está o placar, relembrando as finais da Libertadores.
Finalmente, o comentarista fez um alerta ao treinador português afirmando que: “Precisa mudar”, pois a ideia eventualmente acaba funcionando. Em contrapartida, o time caiu em rendimento contra o Santo André com a saída de Flaco López rendendo no empate e também teve queda de desempenho na Supercopa do Brasil após as trocas.