África do Sul vence RD Congo e conquista o terceiro lugar da Copa Africana
Bafana Bafana buscou o triunfo nas cobranças de pênaltis; Congo sofreu com falhas em seu setor ofensivo
Bafana Bafana buscou o triunfo nas cobranças de pênaltis; Congo sofreu com falhas em seu setor ofensivo
A África do Sul venceu a República Democrática do Congo neste sábado (10), nos pênaltis (6-5), após empate sem gols, em duelo que definiu o terceiro colocado da Copa Africana de Nações, na Costa do Marfim.
Curiosamente, a África do Sul conquistou outra medalha de bronze em cobranças de pênaltis no torneio continental. A Bafana Bafana superou a Tunísia, na edição de 2000.
África do Sul x RD Congo
A República Democrática do Congo tentou impor um ritmo ofensivo durante os 90 minutos de jogo, mas sofreu com a falta de precisão de suas finalizações.
Do outro lado, a África do Sul buscou alternativas para chegar ao caminho do gol. Nkosinathi Sibisi, Thapelo Morena e Mihlali Mayambela substituíram Grant Kekana e Mothobi Mvala e Percy Tau. Enquanto o primeiro estava suspenso, os outros dois se recuperam de lesões.
O jogo foi concentrado em jogadas de meio de campo. Os sul-africanos tiveram o maior domínio da posse de bola, mas não criaram oportunidades para inaugurar o marcador. O Congo explorou o contra-ataque, mas sucumbiu diante da defesa adversária.
Sem gols, RD Congo e África do Sul decidiram o bronze nas penalidades. Mbemba e Meshack Elia desperdiçaram suas cobranças. transformando o goleiro Williams no herói do confronto. Placar final, 6 a 5 nos pênaltis.