
Zé Rafael em treino no CT do Palmeiras - Foto: Cesar Greco/ Palmeiras
O Palmeiras se prepara para iniciar a temporada 2024 e foca em uma sessão dupla de treinamentos no CT. Enquanto isso, a comissão técnica tem certeza de que, seus titulares no meio-campo serão Zé Rafael e Raphael Veiga. Entretanto, o setor que será ocupado pelo camisa 8 causa algumas dúvidas.
Onde vai jogar Zé Rafael no Palmeiras de 2024?
Em 2023, a falta de contratação de um reforço para o primeiro setor do meio-campo, após a saída de Danilo, obrigou que a comissão técnica trocasse a posição de Zé Rafael. O meio-campista que normalmente jogava como segundo volante, assumiu a função de camisa 5 com maestria e se destacou durante a temporada.
Entretanto, a contratação de Aníbal Moreno pode mudar a situação dos titulares do Palmeiras. O argentino deixou claro na sua apresentação que prefere jogar como primeiro volante e se destaca na recuperação de bolas, assim como a criação de jogadas. Porém, isso obrigaria a que Zé Rafael voltasse a ser o segundo volante do clube.
Por outro lado, isso deixa em aberto a situação de Richard Rios e Gabriel Menino. O meio-campista colombiano se destacou no final da temporada e o brasileiro se recupera de uma cirurgia no tornozelo e não deve começar como titular. Além disso, Fabinho e Atuesta também jogam no setor, mas são nomes menos badalados. O cria da Academia foi acionado como substituto de Zé Rafael e o colombiano se recuperou de uma cirurgia de joelho.
Logo, inicialmente o Palmeiras deve voltar a usar Zé Rafael como primeiro volante e Richard Rios como segundo. Porém, caso a adaptação de Aníbal Moreno seja adequada, o argentino deve ficar como camisa 5 e o camisa 8 na posição mais antecipada.
No entanto, os substitutos para as posições ainda não estão completamente definidos e devem ser organizados no decorrer da temporada pelo técnico Abel Ferreira.