Após ficar ciente da morte de Zagallo, Fábio Sormani causou polêmica com uma mensagem. Em seu perfil no X, antigo Twitter, o comunicador apontou que um dos ídolos do futebol nacional foi “ótimo jogador e técnico de um trabalho só”. Além disso, ele não considerou o posto de tetracampeão na Copa do Mundo, algo que foi atrelado à tentativa de “apequenar” o legado de Pelé.
“Morreu Zagallo. Ótimo jogador e técnico de um trabalho só (1970). Tratam-no como único tetracampeão mundial com objetivo só: diminuir Pelé. O exercício favorito do brasileiro é apequenar o único brasileiro reconhecido mundialmente. Merecemos mesmo sermos um povo de m…”, escreveu.
Alvo de uma série de críticas, Sormani se manifestou sobre o assunto. Negando qualquer intenção de desrespeitar Zagallo, o jornalista apenas quis defender Pelé e mencionar que parte do povo brasileiro é injusto com o Rei do Futebol.
“As pessoas entenderam que eu desrespeitei o Velho Lobo. Longe disso. Chamei-o de ótimo jogador (titular da seleção nos dois primeiros Mundiais conquistados pelo Brasil) e considerei que seu único trabalho relevante como treinador — é meu direito achar isso — foi o de ser o comandante da seleção que conquistou o tricampeonato em 1970, no México. Mas que trabalho!”
“O meu intuito com a postagem jamais passou por desrespeitar Zagallo, mas sim criticar a postura do povo brasileiro que sempre que pode encontra um jeitinho de diminuir o Pelé”, escreveu Sormani, em seu blog.
Sormani não coloca Zagallo no mesmo patamar de Pelé
Além da explicação, Sormani reagiu ao discurso de Romário. Mesmo com Zagallo sendo seu desafeto, o Baixinho apontou que o “Velho Lobo” possui “a mesma importância de um Pelé”, algo que o comunicador discordou totalmente.
“Vejam o caso do o Romário: o baixinho vivia a desdenhar Zagallo; chegou a desenhar na porta de um banheiro de uma casa noturna que sua propriedade, no Rio, o Velho Lobo sentado no vaso sanitário. Foi processado por isso por Zagallo. Hoje, Romário disse que Zagallo está no mesmo patamar do Pelé.”
“Mas não está mesmo. Nenhum ser humano que jogou ou joga bola (até este momento) está no mesmo patamar do Pelé. Como eu interpreto a declaração do Romário? Tentativa de fazer o Pelé descer de seu pedestal.”, destacou.