Sormani abre o jogo sobre prejuízo que o Santos pode ter no Brasileirão Série B
Jornalista explicou que o Peixe pode ser punido pelo jogo contra o Fortaleza na queda da Série A em 2023 e perder a Vila Belimiro em metade das partidas como mandante na segunda divisão
Fábio Sormani deu um alerta preocupante sobre o Brasileirão Série B aos torcedores do Santos na última segunda (22). O Peixe pode ser punido e ficar sem a Vila Belmiro em 10 dos 19 jogos como mandante na segunda divisão.
Em vídeo compartilhado no seu canal no YouTube, o jornalista destaca que o Alvinegro Praiano será julgado no dia 31 de janeiro pela confusão na partida contra o Fortaleza, que selou a queda do Peixe para o Brasileirão Série B.
No julgamento, o Santos vai responder pelo artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que prevê uma punição de perda de mando em até 10 partidas e uma possível multa.
“E o Santos não é mais réu primário. Tudo bem, o ano já passou, agora é um novo ano. Tá, ok, mas o julgamento é relativo ao ano passado. E ele (Santos) não é mais réu primário, entendeu? Então, por isso que o Santos pode perder até 10 partidas além de uma multa de R$ 100 mil”, detalha Fábio Sormani.
Sormani projeta cenário de punição ao Santos no Brasileirão Série B
Em seguida, o jornalista relata conversa com Osvaldo Sestário Filho, advogado especializado em Justiça Desportiva, sobre a situação do Peixe e as penalizações na segunda divisão. A preocupação externada por Sormani seria de que o Santos poderia sofrer inversão de mando no Brasileirão Série B.
De acordo com o jornalista, a resposta é de que o Peixe ficaria impedido de atuar na Vila Belmiro e não poderia atuar a menos de 100 km do estádio. No entanto, como o Alvinegro não seria mais réu primário, a punição na segunda divisão é passível de ser ampliada para ter portões fechados nas 10 partidas.
“Ele (Osvaldo Sestário Filho) me disse: ‘olha, é bem possível que essa seja uma pena híbrida’. O que seria uma pena híbrida? Presença apenas de mulheres e crianças, sem a presença dos homens nessas partidas que o Santos, provavelmente, vai ser punido”, afirma Fábio Sormani.
Por fim, o jornalista especula que dificilmente o Alvinegro vá ficar, de fato, sem o mando de 10 partidas no Brasileirão Série B. Sormani aponta que é comum os clubes entrarem com recurso durante a punição e reduzirem a pena.