Corinthians e Cruzeiro decidem nesta quinta-feira (25) a final da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Principal competição de base do país, a Copinha tem histórico de revelar novos astros para o Campeonato Brasileiro. E essa tradição pode seguir em 2024.
Veja destaques da Copinha que podem pintar no Brasileirão:
Léo Mana
Capitão do Corinthians na Copinha, Léo Mana é um dos destaques da competição. O lateral-direito anotou quatro gols e deu duas assistências no torneio e, com sua liderança, foi um dos responsáveis por colocar o Timão na grande final.
Além das boas apresentações, Léo Mana atua em uma posição carente no elenco corintiano. O Timão busca reforçar a lateral-direita, mas esbarra nas dificuldades na contratação de um jogador da posição. Assim, o garoto de 19 anos pode ser a resposta que o alvinegro tanto precisa.
Jardiel
Com apenas 18 anos, Jardiel mostrou todo seu talento na Copinha. O centroavante do Grêmio anotou nove gols e terminou a competição como artilheiro isolado. O mais impressionante é que foram apenas seis jogos para alcançar a marca.
O Grêmio tem uma carência no ataque e busca um substituto ao uruguaio Luís Suarez. A equipe gaúcha deve seguir em busca de reforços no mercado. Contudo, após o bom desempenho de Jardiel na Copinha, o time de Renato Gaúcho vai avaliar o atacante no campeonato estadual.
Fernando
Destaque do Cruzeiro na Copinha, Fernando é outro garoto que pode pintar no Brasileirão. Aos 18 anos, o atacante participa do torneio pela segunda vez e mostrou talento. São quatro gols e duas assistências em oito jogos na competição.
Após a saída de Bruno Rodrigues, o Cruzeiro se reforçou com o argentino Juan Dinneno. Isso, no entanto, não impede que a Raposa aproveite sua jovem promessa durante o Brasileirão. Vale lembrar que Fernando já estreou no Campeonato Brasileiro, nas últimas rodadas da edição de 2023.
Kervin Andrade
Pouco falado, Kervin Andrade pode ganhar espaço no Fortaleza até o Brasileirão. O venezuelano tem apenas 18 anos e chegou do La Guaira para a equipe de Juan Vojvoda. Atuando pela ponta esquerda, Andrade anotou quatro gols nos cinco jogos do Fortaleza na Copinha.
Além disso, Kervin Andrade já fez sua estreia no elenco profissional do Fortaleza. Ele entrou aos 38 minutos do segundo tempo na vitória da equipe por 2 a 0 sobre o Horizonte na primeira rodada do campeonato cearense e anotou o segundo gol do tricolor de aço.
Estevão
O Palmeiras decepcionou ao ser eliminado pelo Aster Itaquá, mas Estevão foi um dos destaques do alviverde na Copinha. Com apenas 16 anos, o jovem atacante já fez sua segunda participação no torneio e anotou quatro gols e duas assistências nos cinco jogos do Verdão.
Com a saída de Endrick ao Real Madrid, Estevão surge como nova joia do Palmeiras. O garoto, aliás, já entrou em campo no empate em 1 a 1 contra o Cruzeiro, na última rodada do Brasileirão 2023.
Pedrinho
Aos 20 anos, Pedrinho faz sua última participação na Copa São Paulo. E que participação. O meio-campo é o artilheiro do Corinthians com seis gols em oito jogos. Assim, se tornou um dos responsáveis pela excelente campanha do Timão rumo a final.
Com contrato até fevereiro de 2025, o garoto pode ter uma chance no profissional do Corinthians em 2024. O Timão está reformulando o elenco e pode apostar na juventude e talento de Pedrinho na rotação durante a temporada.
Gui Meira
Outro finalista pelo Cruzeiro também deve ganhar espaço na equipe em 2024. Se trate de Gui Meira. O meio-campo de 19 anos foi titular em cinco dos oito jogos da Raposa até a decisão e deixou quatro bolas nas redes e duas assistências.
Um dos gols, aliás, garantiu o Cruzeiro na final da Copinha. De pênalti, Gui Meira anotou o segundo gol da Raposa na vitória contra o Flamengo na semifinal. Após a decisão desta quinta, o meio-campo pode ser integrado ao elenco profissional do técnico Nicolás Lacarmón.