O atacante Endrick, do Palmeiras, teve em 2023 a sua primeira temporada completa como profissional. O jovem de 17 anos foi o grande protagonista na espetacular conquista do Brasileirão 2023, fazendo gols na reta final e ajudando o Alviverde a tirar uma improvável desvantagem para o Botafogo, que liderou a maior parte da competição.
Endrick fechou 2023 com 14 gols em 53 jogos pelo Palmeiras. Ele ainda disputou dois jogos pela seleção brasileira principal (derrotas para Colômbia e Argentina nas Eliminatórias para a Copa do Mundo) após a sua primeira convocação.
O que esperar de Endrick em 2024?
Antes da projeção é bom lembrar que o atacante se transferirá ao Real Madrid em julho quando completar 18 anos. Antes disso, o craque disputará o Paulistão, parte do Brasileirão, da Copa do Brasil e da Copa Libertadores pelo Palmeiras.
A expectativa é que Endrick esteja entre os convocados da seleção brasileira para as Datas Fifa de março e junho, além da Copa América, que acontecerá entre junho e julho nos Estados Unidos. Entre setembro e dezembro ainda haverá seis rodadas das Eliminatórias.
O jogador está convocado para a seleção brasileira Sub-23 para o Pré-Olímpico que será disputado entre 21 de janeiro e 11 de fevereiro na Venezuela. O Palmeiras deve ir à CBF para desconvocar o atleta, que assim ficaria livre para disputar a Supercopa e o início do Paulistão.
Caso o Brasil conquista a classificação a Paris-2024, Endrick terá chances de disputar a primeira Olimpíada da carreira.
Pelo Real Madrid, o atacante pegará o início da temporada 2024/2025 e deve mostrar o seu cartão de visitas em amistosos durante a pré-temporada. Fica a expectativa como Carlo Ancelotti encaixará Endrick na equipe que já conta com Rodrygo e Vinícius Júnior, esse último se recuperando de lesão e com retorno previsto em fevereiro.