São Paulo vence o Corinthians e derruba tabu na Neo Química Arena
No 19º jogo na moderna casa do Timão, Tricolor, enfim, obteve a sua primeira vitória
O São Paulo derrotou o Corinthians (2 a 1) na noite desta terça-feira (30), na Neo Química Arena, em duelo da quarta rodada do Paulistão e, enfim, conquistou a sua primeira vitória em 19 jogos na casa do adversário. Calleri e Luiz Gustavo fizeram os gols tricolores. Artur Sousa descontou para os alvinegros. O resultado afundou o Timão em crise. Foi a terceira derrota alvinegra seguida na temporada.
Com a vitória, o São Paulo foi aos 10 pontos ganhos e permaneceu na liderança do Grupo D. Já o Corinthians continuou na vice-liderança da chave C, com três pontos ganhos, mas pode cair para a lanterna se Mirassol e Inter de Limeira vencerem na rodada.
São Paulo domina o primeiro tempo
O São Paulo iniciou o jogo tendo o domínio da posse de bola e tentando achar espaços na defesa corintiana. O Corinthians tentou equilibrar o jogo, chegando ao ataque.
O São Paulo teve a primeira grande chance para abrir o placar no Majestoso. Aos 16, após batida de escanteio, Diego Costa desviou e a bola sobrou para Luciano mandar chute perto da trave.
O Tricolor Paulista abriu o placar aos 19. Wellington Rato fez lançamento sensacional para Calleri ganhar de Félix Torres e tocar na saída de Cássio.
O Corinthians teve a sua primeira chance cinco minutos depois de sofrer o gol. Após cobrança de falta de Rojas, Yuri Alberto desviou e Romero testou para defesa tranquila de Rafael.
A primeira oportunidade alvinegra mais clara surgiu aos 30. Após nova cobrança de escanteio de Rojas, Raniele subiu no terceiro andar e testou para fora.
Muito desajustado em campo, o Timão cedeu contragolpes perigosos para o rival que não conseguiu aproveitá-los para ampliar o placar ainda no primeiro tempo.
Aos 42, o Corinthians perdeu o zagueiro Caetano, expulso após árbitro revisar lance no VAR e interpretar que o camisa 4 agrediu o atacante Luciano.
SPFC amplia, mas Timão desconta no fim
Os dois times voltaram do intervalo com mudanças. O São Paulo trocou Lucas Moura, Rafinha e Alisson, respectivamente, para as entradas de Galoppo, João Moreira e Luiz Gustavo. No Corinthians, Mano Menezes trocou Fausto Vera pelo zagueiro Raul Gustavo.
Mesmo com um a menos, o Corinthians ensaiou pressão no início em busca do empate, explorando jogadas de bola aérea.
No entanto, o SPFC seguiu mais perigoso na frente e quase ampliou com Galoppo aos cinco. A bola desviou em Torres e quase enganou Cássio. Na cobrança de escanteio de Wellington Rato, Luiz Gustavo, livre de marcação, subiu para fazer o segundo gol tricolor.
No minuto seguinte, o Timão quase descontou o placar. Yuri Alberto soltou pancada na trave.
Aos 12, o corintiano Matías Rojas, muito vaiado, deu lugar a Wesley.
O SPFC controlava a posse de bola e corria poucos riscos. No Timão, Raniele era o atleta mais lúcido e tentava motivar os companheiros em busca da reação.
O Corinthians quase descontou aos 28. Wellington Rato saiu jogando errado, Wesley ficou com a bola, fintou o meia e chutou para grande defesa de Rafael.
Mano Menezes promoveu aos 31 a estreia de Kayke, destaque na Copinha, na vaga de Romero. Pouco tempo depois, Yuri Alberto, muito vaiado, e Raniele deram lugares, respectivamente, a Arthur Sousa e Ryan.
Wesley não se intimidou e fez boa jogada individual aos 43, porém, finalizou pela rede do lado de fora.
O Corinthians descontou aos 45 com Artur Sousa pegando sobra e soltando bomba.
Próximos jogos das equipes
O Corinthians enfrenta o Novorizontino no próximo domingo (04), às 11h (horário de Brasília), na Neo Química Arena, pela quinta rodada do Paulistão. Mais tarde, às 16h, o São Paulo tenta o título da Supercopa do Brasil, contra o Palmeiras, no Mineirão.