Ricardo Gareca é anunciado como novo técnico da seleção chilena
Treinador argentino comandará a Roja na sequência das Eliminatórias da Copa do Mundo e Copa América
Ricardo Gareca voltará a comandar o futebol de seleções. O treinador argentino já teria se acertado para comandar a seleção do Chile, segundo informa o jornal La Tercera, visando a classificação desta para as Eliminatórias da Copa do Mundo.
A ANFP, entidade que rege as estruturas do futebol chileno, já se acertou com o ‘Tigre’, segundo a publicação, e deve ser anunciado e apresentado nas próximas horas como treinador da ‘Roja’, que não vive boa fase na temporada e, recentemente, demitiu o compatriota Eduardo Berizzo.
Gareca receberá um salário milionário (US$ 3,5 milhões) por um contrato que, à princípio, dura até o final das Eliminatórias da Copa do Mundo. O acordo tem uma cláusula que permite sua renovação automática caso haja a classificação chilena para o Mundial a ser disputado em 2026 na América do Norte.
Além disto, o argentino também treinará o Chile na Copa América a ser realizada no meio de 2024, nos Estados Unidos. A estreia do novo treinador poderá ser em março, quando a Roja irá a Marselha para encarar a França em amistoso de preparação para o torneio continental.
Ex-treinador de clubes com o Vélez Sarsfield e o Palmeiras, onde teve curta passagem em 2014, Ricardo Gareca teve seu grande sucesso comandando o Peru, seleção a qual levou para a Copa do Mundo de 2018 e quase repetiu a dose em 2022. Tal campanha com a equipe peruana foi um dos incentivos para que o ‘Tigre’ fosse o escolhido para assumir o cargo, além da visão de um futebol mais ofensivo.
O Chile atualmente está em oitavo lugar na classificação das Eliminatórias, com cinco pontos somados até o momento, e que não estaria no próximo Mundial.