No último fim de semana tivemos a primeira rodada do Campeonato Paulista. Com direitos de transmissão na TV aberta, a Record optou por exibir a vitória do Corinthians contra o Guarani pelo placar de 1 x 0.
A partida aconteceu às 18h, duas horas depois que o tradicional horário do futebol nas tardes de domingo e que foi utilizado pela emissora paulista nas edições anteriores, e teve 10 pontos de média, com 17% de participação das TVs ligadas na região metropolitana de São Paulo.
Foi o melhor desempenho da Record, que desde 2022 transmite o Paulistão, mas não foi suficiente para superar a Globo no período das 18h até 20h.
“Briga” entre emissoras no horário
A escolha do jogo das 18h pela Record fez a Globo mudar sua estratégia com o Domingão com o Huck, que foi exibido sem intervalos comerciais durante a partida entre Corinthians x Guarani.
Outro ponto para impulsionar a audiência foi trazer os elencos da novela Terra e Paixão, que teve seu último capítulo exibido na última sexta-feira (19), e Renascer, que começa nesta segunda-feira (22).
Esse planejamento fez a emissora carioca registrar uma média de 14 pontos, com 25% de participação nos televisores ligados.
Esse fato representou um aumento médio da audiência da Globo em relação aos últimos quatro domingos, com uma média de8% de crescimento.
Vale citar que em São Paulo cada ponto de audiência equivale neste ano a 73.289 domicílios ou 191.480 pessoas.
Mudança da transmissão da competição estadual
A Globo transmitiu o Campeonato Paulista pela última vez em 2021, tendo como encerramento a final entre São Paulo e Palmeiras, quando o Tricolor paulista levou o título no Morumbi em maio daquele ano.
A partir de 2022 a Record assumiu os direitos de transmissão do Paulistão na TV aberta, com um contrato válido até a edição de 2025.