Home Outros Esportes Puka Nacua quebra recorde de 60 anos e outras marcas da semana 18 da NFL

Puka Nacua quebra recorde de 60 anos e outras marcas da semana 18 da NFL

Como aconteceu semana após semana em 2023, novatos se destacaram no fechamento da temporada regular da liga de futebol americano

Thais May Carvalho
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e mestranda de Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo, sou colaboradora do Torcedores.com desde 2020. Escrevo sobre diversas modalidades, com foco mais voltado para futebol americano, beisebol, surfe, tênis, futebol, hóquei no gelo e basquete.
Foto: Ezra Shaw/Getty Images

Foto: Ezra Shaw/Getty Images

A semana 18 da temporada de 2023 da NFL viu diversos recordes importantes serem quebrados. Confira a seguir as principais marcas da última rodada antes dos playoffs.

PUKA NACUA

Para fechar sua incrível temporada de novato na NFL, Puka Nacua se tornou o calouro com mais recepções e jardas recebidas na história da liga. Com 105 recepções, ele ultrapassou a marca de Jaylen Waddle estabelecida em 2021. Já as 1.486 jardas aéreas são 13 a mais do que o recorde anterior, conquistado por Bill Groman em 1960.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

CEEDEE LAMB

Neste domingo, CeeDee Lamb chegou a 135 recepções na temporada, o que é a sexta maior marca em um ano na NFL. Ele ficou atrás de Michael Thomas (149 recepções), Cooper Kupp (145), Marvin Harrison (143), Antonio Brown (136) e Julio Jones (136). Além disso, os seus sete jogos com 11 ou mais recepções em 2023 são um novo recorde da liga.

PUBLICIDADE

Embed from Getty Images

PUBLICIDADE

JUSTIN JEFFERSON

Outro recebedor que se destacou na semana 18 foi Justin Jefferson. Com 11 partidas de 150 ou mais jardas aéreas, ele se tornou o jogador que mais vezes atingiu este número nos primeiros quatro anos da carreira. O wide receiver dos Vikings também é somente o quinto a ultrapassar a marca de mil jardas recebidas em cada uma de suas primeiras quatro temporadas na liga, juntando-se a Mike Evans, A.J. Green, Randy Moss e Michael Thomas.

Embed from Getty Images

DAVANTE ADAMS

Diante dos Broncos, Davante Adams chegou a 103 recepções nesta temporada. Assim, ele se juntou a Antonio Brown, Stefon Diggs e Marvin Harrison como o quarto WR a ultrapassar as 100 recepções em quatro temporadas consecutivas. Além disso, suas 872 recepções na carreira são a terceira melhor marca para um recebedor em seus primeiros dez anos na NFL. Ele ficou atrás apenas de Harrison (927 recepções) e Brandon Marshall (882).

Embed from Getty Images

PUBLICIDADE

DAK PRESCOTT

Na última partida da temporada de 2023, Dak Prescott conseguiu algo inédito na história da NFL. Ele se tornou o primeiro quarterback a ter uma porcentagem de pelo menos 80% de passes completos em quatro jogos de uma temporada.

Embed from Getty Images

C.J. STROUD

Mesmo perdendo alguns jogos por lesão em 2023, C.J. Stroud fechou a temporada com números impressionantes para um novato. Ele se tornou o terceiro QB calouro com mais jardas de passe, com 4.108, e o terceiro em rating, com 100.8.

Embed from Getty Images

PUBLICIDADE

DERRICK HENRY

Em seu último jogo em Tennessee, Derrick Henry chegou a 90 touchdowns na carreira. Os únicos jogadores que marcaram mais TDs do que o running back dos Titans em seus primeiros oito anos na liga foram LadDainian Tomlinson (126 TDs), Emmitt Smith (112) e Shaun Alexander (100).

Embed from Getty Images

EVAN ENGRAM

Mesmo com a derrota para os Titans, Evan Engram fechou a sua temporada com chave de ouro, tornando-se o segundo tight end com mais recepções em um ano, com 114 (duas atrás do recorde de Zach Ertz). Além disso, os seus quatro jogos com 10 ou mais recepções nesta temporada empataram o recorde de Ertz de mais partidas atingindo esta marca em um ano.

Embed from Getty Images

PUBLICIDADE

SAM LAPORTA

Outro novato que teve um ano espetacular foi Sam LaPorta. Suas 86 recepções são um novo recorde para tight ends calouros na NFL. Já as 889 jardas aéreas são a quarta melhor marca para um TE em seu ano de estreia, ficando atrás só de Mike Ditka (1.076 jardas), Kyle Pitts (1.026) e Jeremy Shockey (894). Por fim, seus 10 touchdowns empatam o feito de Rob Gronkowski e são a segunda maior marca para um tight end novato. Apenas Ditka, com 12, teve mais TDs.

Embed from Getty Images

ANTOINE WINFIELD

Antoine Winfield fechou a temporada de 2023 com sacks em seis partidas, o que é a segunda maior marca para um defensive back na história da liga. Ele empatou os feitos de Dave Duerson e Roman Harper, e ficou atrás só de Jamal Adams, que conseguiu sacks em oito jogos em 2020.

Embed from Getty Images

PUBLICIDADE

MICAH PARSONS

Após o jogo da semana 18, Micah Parsons chegou a 40.5 sacks na carreira. Esta é a terceira maior marca para um jogador em seus primeiros três anos na liga. Ele ficou atrás somente de Reggie White (52 sacks), Derrick Thomas (43.5) e Aldon Smith (42).

Embed from Getty Images

Better Collective