O Internacional tem como primeiro compromisso da temporada o Gauchão 2024. Além do estadual, Colorado de Eduardo Coudet no primeiro semestre jogaráa Copa do Brasil desde a primeira fase.
A temporada de 2024 será de muita expectativa para os torcedores colorados. Sem erguer a taça do Gauchão desde 2016, o último título oficial do Internacional é a Recopa Gaúcha de 2017. Portanto, o clube gaúcho tem como objetivo encerrar a incômoda seca de conquistas.
Diante da frustração nas semifinais da Libertadores e a campanha abaixo do esperado no Brasileirão Série A, o Internacional não disputará a próxima edição da principal competição do continente.
Como prêmio de consolação, restará ao Colorado o retorno à Copa Sul-Americana, da qual tentará o bicampeonato, repetindo 2008.
Internacional estreia com portões fechados
O debute do Colorado em 2024 está programado para domingo, 21 de janeiro. O Inter de Chacho Coudet receberá o Avenida, no Beira-Rio, às 16h (horário de Brasília).
Entretanto, a partida diante da equipe de Santa Cruz do Sul será realizada com portões fechados. O Internacional cumprirá punição imposta pelo STJD devido à confusão no Beira-Rio depois da eliminação nos pênaltis para o Caxias na última edição do Gauchão, em março.
Além disso, o Colorado terá desfalques certos nas primeiras rodadas do Estadual devido ao incidente no confronto com o time grená.
Dessa forma, Mercado e Alan Patrick irão cumprir suspensão de seis jogos por terem se envolvido na briga pós-jogo. Já atletas como Maurício e Matheus Dias jogarão o Pré-Olímpico pela seleção brasileira sub-23 em janeiro e fevereiro.
O primeiro Grenal da temporada acontecerá um mês depois. Pela 10ª e penúltima rodada da fase classificatória do Gauchão, o Internacional receberá o Grêmio no Beira-Rio, possivelmente em 25 de fevereiro.