O ano de 2023 ficou marcado pelos gols de Luis Suárez, que devolveram o Grêmio à Libertadores apenas uma temporada depois da disputa do Brasileirão Série B. O vice-campeonato da primeira divisão proporcionará ao Imortal a entrada na fase de grupos da Libertadores de forma direta.
Além do Gauchão e da principal competição continental, 2024 reserva ao Grêmio a disputa de mais uma Recopa Gaúcha, além da entrada da Copa do Brasil diretamente na terceira fase e o Brasileirão Série A.
Diferentemente de 2023, quando a estreia tricolor no ano e de Suárez ocorreu na Recopa Gaúcha, o primeiro jogo em 2024 será no Campeonato Gaúcho. Assim, o próximo compromisso gremista acontecerá diante do Caxias.
O confronto no Estádio Centenário, válido pela 1ª rodada do Gauchão, ocorrerá no sábado, 20 de janeiro, às 16h30 (horário de Brasília).
Grêmio aguarda definição da Recopa
Já o dia do jogo único da Recopa Gaúcha em 2024 será conhecido posteriormente. Assim como no ano passado, o Grêmio novamente irá enfrentar o São Luiz, campeão da Copa FGF.
Em 17 de janeiro de 2023, na disputa do torneio, Suárez fez seu primeiro jogo e marcou seus primeiros três gols, na goleada por 4 a 1 sobre a equipe de Ijuí.
O Grenal foi agendado para a 10ª e penúltima rodada da fase classificatória do Campeonato Gaúcho. O clássico no Beira-Rio com o Internacional deverá ser realizado em 25 de fevereiro.
Atual hexacampeão gaúcho, o Grêmio tentará o hepta em 2024. O clube confirmou no último sábado (30) renovação com o técnico Renato Gaúcho. Caso o Tricolor consiga o sétimo título seguido, em 2025 o Imortal poderá igualar o histórico octacampeonato estadual obtido pelo rival Internacional em 1976.