Home Mídia Esportiva Oliveira Andrade se manifesta após demissão na Record: “Rede social é um esgoto”

Oliveira Andrade se manifesta após demissão na Record: “Rede social é um esgoto”

Experiente narrador foi desligado da emissora nesta sexta (26) após transmitir duas partidas no Campeonato Paulista

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e passou a escrever para o site NasPistas.com a partir de 2023.

Oliveira Andrade foi demitido pela Record (Divulgação/Record)

Os torcedores foram surpreendidos ontem (26) com a notícia da demissão de Oliveira Andrade. A Record decidiu dispensar o narrador depois de somente dois jogos em que trabalhou no Paulistão. A notícia foi divulgada primeiramente por Gabriel Vaquer e Anahi Martinho, da coluna F5 da Folha de São Paulo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

De acordo com os jornalistas, a razão do desligamento de Oliveira Andrade seria a insatisfação do público com o estilo do locutor de 73 anos. Demitido pela própria Record no ano passado, Lucas Pereira foi recontratado e já reestreará neste domingo (28), no clássico Palmeiras x Santos.

Em sua rede social X, Vaquer protestou contra a decisão da emissora. “Tudo bem não gostar do Oliveira Andrade. É do jogo. Mas a contratação do Oliveira foi uma aposta da alta direção da Record. Fazer isso, após dois jogos no Paulistão, expõe um nome histórico da TV que merece respeito, a própria Record, quem vendeu o Paulistão para a Record, e até o Lucas Pereira, que não tem nada a ver com a história. Prejudica a cobertura do Campeonato Paulista na Record, que fica marcada negativamente”, publicou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O próprio Oliveira Andrade respondeu a Gabriel Vaquer no antigo Twitter. “Dá uma analisada nos caras que estão opinando. Tá louco. Claro, tem exceções, mas a rede social é um esgoto. Nelson Rodrigues escreveu que o mundo seria dos idiotas, não porque são competentes, porque são muitos”, postou o agora ex-narrador da Record, que apagaria a mensagem horas depois.

https://twitter.com/ZorroOA/status/1751060179116777556

Oliveira Andrade recebeu acusação

Ainda na noite de sexta (26), Oliveira Andrade foi acusado por um blogueiro, que interpretou ter recebido uma “ameaça de morte” do narrador. O influenciador Silvinho TV publicou em sua conta na plataforma X um print de uma mensagem que teria sido enviada pelo locutor esportivo, após receber uma crítica do internauta.

“Prejudicada a cobertura ficaria com aquela narração de velório”, reclamou o tuiteiro. “Velório será o seu, brevemente seu canalha”, teria respondido o narrador. “Eu apenas emiti uma opinião. Não tenho nada contra a pessoa do narrador Oliveira Andrade, inclusive admiro a carreira dele. Foi tão somente uma crítica ao tom da narração. Estou me sentindo atemorizado”, lamentou Silvinho.

PUBLICIDADE

Colegas protestaram contra demissão

Outros profissionais da mídia esportiva foram solidários ao locutor. “Oliveira Andrade é um grande profissional, grande pessoa e grande caráter. A narração esportiva e o jornalismo esportivo na TV devem muito a Oliveira. É de um extremo desrespeito ao legado, a história e a caminhada linda que ele fez e faz na narração esportiva”, escreveu o narrador Ivan Bruno, da Band, em suas redes sociais.

O jornalista Luiz Ceará também reprovou a forma como o narrador foi tratado pela Record. “Oliveira Andrade, meu amigo é uma das maiores vozes do Rádio e da TV. E, vai continuar sendo, mesmo que os que não sabem nada tentem impedir. Uma voz como a dele não se cala. Impossível!”, lamentou em seu Instagram.

O experiente locutor continua contratado do Bandsports. Na Record, Oliveira Andrade transmitiu Corinthians x Guarani no domingo passado (21) e Palmeiras x Internacional de Limeira na última quarta (24).

Better Collective