Conforme relato do jornalista da ESPN dos Estados Unidos, Adam Schefter, nesta quarta-feira (31), o Seattle Seahawks chegou a um acordo com o coordenador defensivo do Baltimore Ravens, Mike Macdonald, para assumir o comando do técnico do time. O contrato dele com os Seahawks deverá ser de seis anos, de acordo com fontes de Schefter.
Os Seahawks contrataram Macdonald após a segunda entrevista realizada com ele na quarta-feira (31), um dia após a entrevista em Baltimore. Com isso, Macdonald torna-se o treinador principal mais novo da NFL, com 36 anos de idade, apenas 16 meses mais ano do que Jerod Mayo, do New England Patriots. Curiosamente, seu antecessor, Pete Carroll, era o head coach mais velho da liga aos 72 anos, deixando o comando técnico da equipe para assumir um papel consultivo na organização.
Macdonald era um dos candidatos mais procurados para ocupar a posição de técnico principal pela liga. Ele foi entrevistado por seis equipes com vagas abertas para o posto: Seahawks, Atlanta Falcons, Carolina Panthers, Tennessee Titans, Los Angeles Chargers e Washington Commanders.
Durante a temporada de 2023, Macdonald liderou uma defesa que se destacou na NFL registrando a menor média de pontos cedidos (16,5 pontos por jogo), com o maior número de sacks (60) e turnovers forçados (31, empatado com o New York Giants), no seu segundo ano como coordenador defensivo.
Antes de sua passagem como técnico defensivo pelo Baltimore, ele passou sete anos no time, entre 2014 e 2020, avançando de estagiário para assistente defensivo, técnico de defensive backs e, nas últimas três temporadas desse período, treinador de linebackers. Em 2021, foi contratado como coordenador defensivo da Universidade de Michigan.
Macdonald iniciou sua carreira como técnico aos 21 anos, atuando como treinador de linebackers e running backs na Cedar Shoals High School, no estado da Geórgia, em 2008 e 2009. Posteriormente, de 2010 a 2013, trabalhou na Universidade da Georgia, onde foi estudante, desempenhando funções como assistente graduado e no controle de qualidade.
Em 2023, os Seahawks tiveram campanha de nove vitórias e oito derrotas, ocupando a terceira posição da divisão Oeste da Conferência Nacional e não conseguindo se classificar para os playoffs pela segunda vez em três anos.