O Flamengo tem em Matías Viña a peça “mais fácil” para buscar entre seus alvos “europeus” para 2024, segundo o comentarista Mauro Cezar Pereira. Em seu Instagram, o jornalista disse que o uruguaio é o menos difícil, especialmente em comparação com Luiz Henrique, do Bétis, outro alvo do Rubro-Negro.
O jogador uruguaio está emprestado pela Roma ao Sassuolo e pode atuar como zagueiro ou lateral-esquerdo – sua posição de origem, onde fez sucesso no Palmeiras.
“Dos jogadores que o Flamengo busca na Europa, Matias Víña é o, digamos, menos difícil de contratar no momento. O uruguaio fez 26 jogos pela Roma na Serie A em sua primeira temporada europeia. Emprestado ao Bournemouth por um semestre, jogou 12 partidas de Premier League. Novamente por empréstimo, atualmente no Sassuolo tem 15 pelejas pelo campeonato italiano em 20 rodadas; só não soma mais por ter se lesionado recentemente. Na seleção do Uruguai, Viña atuou em cinco dos seis jogos pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, inclusive nas vitórias sobre Argentina e Brasil. Titular em quatro, tem jogado mais preso à defesa na equipe de Marcelo Bielsa em relação ao seu clube.”
Mauro Cezar apresentou o mapa de calor do Sofascore sobre Matias Viña, que mostra o atleta sempre pelo lado esquerdo, mas em funções distintas. Na seleção do Uruguai, com Marcelo Bielsa, o jogador atua mais preso à linha defensiva. No Sassuolo, disputou 15 dos 20 jogos da equipe, na maioria das vezes como lateral-esquerdo.
Viña está na mira do Flamengo
O lateral de 26 anos foi revelado pelo Nacional do Uruguai, onde se destacou em 2019 e chamou a atenção do Palmeiras, que o contratou em 2020. Chegou ao Verdão em 2020 e se firmou rapidamente como titular, tendo disputado 70 jogos em um ano e meio, se sagrando campeão da Libertadores e sendo negociado com a Roma.
Viña disputou 44 jogos pela equipe italiana, mas em seu segundo ano foi emprestado ao Bournemouth, da Inglaterra, onde disputou 12 jogos, com dois gols marcados. Na atual temporada tem atuado pelo Sassuolo, também por empréstimo da Roma. Viña ainda disputou a Copa América 2021 e a Copa do Mundo 2022 pelo Uruguai.