Além de De La Cruz e Robert Rojas chegando do River Plate para Flamengo e Vasco, respectivamente, as vindas de Alexander Barboza do Libertad e Cristián Zapata do Atlético Nacional mostram que o futebol sul-americano sempre foi muito explorado pelo futebol brasileiro. Apesar dos argentinos serem a grande maioria em questão de estrangeiros, o levantamento do Apostagolos.com revela que o Nacional, do Uruguai, é o clube que mais vendeu estrangeiros para os clubes brasileiros.
Para o levantamento, a presença de estrangeiros nos 20 clubes da Série A de 2024 e dos quatro campeões brasileiros que jogarão na Série B foi consultada no site Transfermarkt e rechecadas nos sites O Gol e Wikipedia. Foram consideradas as contratações anunciadas até a manhã de quinta-feira (18). São eles: Athlético Paranaense, Flamengo, Botafogo, Cruzeiro, Internacional, Vasco, Atlético-MG, Corinthians, Grêmio, Santos, São Paulo, Fluminense, Palmeiras, Sport, Coritiba, Bahia, Vitória, Fortaleza, RB Bragantino, Juventude, Cuiabá, Criciúma, Atlético-GO e Guarani.
O top 5
Nacional – 33 jogadores
O Nacional lidera a lista com 33 estrangeiros vendidos para clubes brasileiros. Além do goleiro colorado Rochet e de Luisito Suárez na temporada passada, a chegada de Camilo Cándido, Gabriel Neves e Puma Rodríguez a Bahia, São Paulo e Vasco, respectivamente, aumentaram a quantidade. O time que mais comprou jogadores do Nacional foi o Grêmio, com seis.
Cerro Porteño- 25 jogadores
O segundo clube com mais vendas de estrangeiros para o futebol brasileiro é o paraguaio Cerro Porteño, com 25 jogadores, contando com a recente chegada de Damián Bobadilla ao São Paulo. O time que mais comprou jogadores do Cerro foi o Internacional, com quatro.
Peñarol – 23 jogadores
Fechando o top-3 temos o Peñarol. As transferências de Piquerez e Canobbio na temporada 2021/22 para Palmeiras e Athletico-PR, respectivamente, levaram a equipe uruguaia aos 23 estrangeiros negociados com clubes do Brasil. No caso dos aurinegros, são três estrangeiros na história do Atlético Mineiro, Internacional, Palmeiras e São Paulo .
Independiente – 23 jogadores
O Independiente ocupa o quarto lugar com os mesmos 23 estrangeiros que o Peñarol, já contando com o novo reforço do Criciúma, o uruguaio Baltasar Barcia. O Internacional é o que mais pegou estrangeiros do maior vencedor da Libertadores, com três.
Boca Juniors – 21 jogadores
Por fim, entre os cinco primeiros, aparece o Boca Juniors. Os xeneizes venderam 21 estrangeiros para clubes brasileiros na sua história, o último exemplo é o goleiro Rossi, do Flamengo. O clube que mais importou estrangeiros do atual vice-campeão da Libertadores foi o São Paulo, com três.
O top 10
Club Nacional – 33 estrangeiros
Cerro Porteño – 25 estrangeiros
Peñarol – 23 estrangeiros
Independiente – 23 estrangeiros
Boca Juniors – 21 estrangeiros
River Plate – 20 estrangeiros
Libertad – 16 estrangeiros
San Lorenzo – 16 estrangeiros
Atlético Nacional – 15 estrangeiros
Club Universidad de Chile – 15 estrangeiros