
O Campeonato Espanhol vive uma boa temporada, pelo menos quando o assunto é o engajamento dos torcedores com os jogos que acontecem no país. Os estádios da La Liga, primeira divisão da Espanha, registraram até o momento uma média de taxa de ocupação de 74%, um aumento de cerca de 4,9% com relação à temporada passada.
Cerca de aproximadamente 8 milhões de torcedores teriam entrado nos estádios entre as rodadas 19 e 21 desta temporada, o que marca a metade da temporada.
Nos últimos anos, essa tem sido a tendência da La Liga, que vem aumentando a taxa de ocupação dos estádios a cada temporada, além do número total desses. A quantidade de pessoas que esteve presente nos estádios em 2023/24 é 0,6% maior do que 2022/23.
Vale destacar que ainda existe uma variável nessa comparação, já que o Barcelona está com seu estádio fechado para reformas e vem atuando em outro local. O Camp Nou, casa do Barça, é o maior estádio do país, com capacidade para 95,426 mil pessoas. Ao invés disso, a atual casa tem espaço para 50 mil pessoas.
Real Madrid lidera com a maior média de público na La Liga
Quanto aos clubes, a liderança no quesito média de público é o atual líder na pontuação da La Liga, o Real Madrid. O time de Carlo Ancelotti é seguido por Atlético de Madrid, Real Betis, Athletic de Bilbao e Valencia.
Já no quesito taxa de ocupação, quem lidera também é o Real Madrid, com 92%, sendo seguido por Cádiz (91%), Alavés (91%), Valencia (89%) e Osasuna (88%).
Esses números refletem a tendência de crescimento da presença de público após os impactos causados pela pandemia na Europa, o que fez com que os estádios fossem fechados por vários meses há alguns anos.