Home Futebol La Liga bate recorde de público nos estádios da Espanha

La Liga bate recorde de público nos estádios da Espanha

Campeonato Espanhol vem superando marca da temporada passada quanto à presença de torcedores dentro dos estádios

William Nunes
Formado em produção audiovisual pela PUCRS, cineasta, redator e escritor, roteirista e Youtuber.
La Liga bate recorde de público nos estádios da Espanha

O Campeonato Espanhol vive uma boa temporada, pelo menos quando o assunto é o engajamento dos torcedores com os jogos que acontecem no país. Os estádios da La Liga, primeira divisão da Espanha, registraram até o momento uma média de taxa de ocupação de 74%, um aumento de cerca de 4,9% com relação à temporada passada.

Cerca de aproximadamente 8 milhões de torcedores teriam entrado nos estádios entre as rodadas 19 e 21 desta temporada, o que marca a metade da temporada.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Nos últimos anos, essa tem sido a tendência da La Liga, que vem aumentando a taxa de ocupação dos estádios a cada temporada, além do número total desses. A quantidade de pessoas que esteve presente nos estádios em 2023/24 é 0,6% maior do que 2022/23.

Vale destacar que ainda existe uma variável nessa comparação, já que o Barcelona está com seu estádio fechado para reformas e vem atuando em outro local. O Camp Nou, casa do Barça, é o maior estádio do país, com capacidade para 95,426 mil pessoas. Ao invés disso, a atual casa tem espaço para 50 mil pessoas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Real Madrid lidera com a maior média de público na La Liga

Quanto aos clubes, a liderança no quesito média de público é o atual líder na pontuação da La Liga, o Real Madrid. O time de Carlo Ancelotti é seguido por Atlético de Madrid, Real Betis, Athletic de Bilbao e Valencia.

Já no quesito taxa de ocupação, quem lidera também é o Real Madrid, com 92%, sendo seguido por Cádiz (91%), Alavés (91%), Valencia (89%) e Osasuna (88%).

Esses números refletem a tendência de crescimento da presença de público após os impactos causados pela pandemia na Europa, o que fez com que os estádios fossem fechados por vários meses há alguns anos.

PUBLICIDADE
Better Collective