O futebol de Portugal e suas principais equipes seguem sendo alvo de atenção dos brasileiros em busca de sucesso. Um destes é o zagueiro Gustavo Marques, que defende o time B do Benfica e cujas atuações o deixaram no caminho da seleção brasileira.
Neste caso, o da seleção pré-olímpica. O defensor chegou a ser sondado por Ramon Menezes e sua comissão técnica para jogar o torneio a ser disputado a partir dos próximos dias na Venezuela. Mas teve sua convocação vetada pelas Águias por estas desejarem ter o atleta à disposição tanto para os jogos da equipe B como o do time principal benfiquista.
Uma prova disto foi a atuação do defensor na partida do último domingo (14), no clássico ente os times B de Benfica e Porto, pela 17ª rodada da Segunda Liga Portuguesa. Os encarnados venceram o duelo pelo placar de 3 a 0, com Gustavo Marques anotando o primeiro do time de Lisboa e ajudando no segundo, este marcado por Cauê. Além do gol, a atuação defensiva do atleta foi bastante destacada, rendendo até prêmio de melhor da partida e ajudando o time, atual décimo colocado deste certame.
O brasileiro tem atuado mais na equipe B, mas já teve ao final de 2023 a chance de aparecer no time principal, ao entrar durante a vitória por 3 a 0 sobre o Famalicão, pelo Campeonato Português. O zagueiro está sob os bons olhares do técnico Roger Schmidt e pode ganhar ainda mais chances no elenco principal.
Gustavo Marques está emprestado ao Benfica B pelo América-MG e tem contrato com os portugueses até junho de 2024. São 18 partidas (17 no ‘reserva’ e uma pelo principal) na temporada com a camisa das Águias.