Home Futebol Grêmio perde de virada para o Caxias na estreia do Gauchão

Grêmio perde de virada para o Caxias na estreia do Gauchão

Tricolor saiu na frente, mas foi derrotado por 2 a 1 pela equipe grená, na partida que inaugurou a edição de 2024 do Campeonato Gaúcho

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e escreveu para o portal de automobilismo Nas Pistas em 2023 e 2024.
Caxias vence Grêmio na estreia (Luiz Erbes/S.E.R. Caxias)

Caxias vence Grêmio na estreia (Luiz Erbes/S.E.R. Caxias)

No jogo de abertura do Gauchão 2024, o Grêmio perdeu por 2 a 1 com o Caxias neste sábado (20), no Centenário. Na reedição da final do último Campeonato Gaúcho, o Tricolor de Renato Gaúcho marcou primeiro com Gustavo Martins, mas Tomas Bastos e Álvaro definiram o placar a favor do time de Caxias do Sul, pela primeira rodada do estadual.

O Grêmio promoveu a estreia de Soteldo, com o venezuelano partindo para cima dos defensores caxienses através de dribles pela esquerda. Com a ausência de Luis Suárez, João Pedro Galvão passou a ser o centroavante.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Grêmio abriu cedo o placar

A primeira chance seria do Tricolor, através de cabeçada de Gustavo Martins. O próprio zagueiro inauguraria o placar aos sete minutos de jogo, em escanteio provocado por jogada de Soteldo.

Gustavo Martins subiu mais que todo mundo ao aproveitar cruzamento de Reinaldo pela esquerda. O defensor testou sem defesa para Fabian Volpe. Grêmio 1 a 0.

O time visitante comandado por Renato Gaúcho dominava as ações, enquanto o Caxias não conseguia levar perigo a Caíque. Num grande lance de Soteldo, João Pedro Galvão perderia grande oportunidade ao cabecear sozinho para fora.

A maior chance do Caxias no primeiro tempo seria com Vitor Feijão, que obrigou Caíque a realizar uma grande defesa ao impedir em cabeçada no canto direito. O time da Serra Gaúcha reclamou de um pênalti não marcado no fim da etapa inicial, com Rodrigo Ely puxando dentro da área a camisa de Álvaro.

PUBLICIDADE

Renato Gaúcho voltou para o segundo tempo com Nathan Fernandes no lugar de Galdino. O jovem atacante criaria uma grande oportunidade, também pedindo uma penalidade máxima ao alegar ter sido empurrado pelo defensor do Caxias na área, sendo desequilibrado. Na sequência, Caíque não permitiu o empate em chute de fora da área desviado.

Empate e virada do Caxias

Depois de uma pressão do Caxias, o time grená chegaria ao 1 a 1 aos 15 minutos da etapa final. Após uma conclusão de Vitor Feijão na trave de Caíque, Tomas Bastos aproveitaria o rebote de cabeça para deixar tudo igual no Centenário. Pouco efetivo lá na frente, João Pedro Galvão foi substituído pelo estreante Dodi, vindo do Santos.

O Caxias conseguiu a virada com Álvaro aos 31 minutos. O centroavante aproveitaria falha de Rodrigo Ely para roubar a bola do zagueiro no campo defensivo. Cara-a-cara com Caíque, tocou na saída do goleiro gremista. Caxias 2 a 1.

Na sequência, Reinaldo perderia ótima oportunidade de empatar novamente. Em falta sobre Soteldo, o lateral Matheus Rocha seria expulso nos minutos finais. O Grêmio pressionou, mas não conseguiu chegar ao empate, com o Caxias somando seus primeiros três pontos no Gauchão.

O Caxias visita o Ypiranga na próxima quarta-feira (24), às 19h, no Colosso da Lagoa. No mesmo dia, às 21h30, o Grêmio recebe o São José, na Arena. Ambos os jogos são válidos pela segunda rodada do Gauchão e os horários de Brasília.

Better Collective