Seguindo a linha esperada, a Globo fechou nesta terça-feira (16) a assinatura da manutenção dos direitos televisivos do Campeonato Gaúcho para 2024. O acordo prevê exclusividade para TV aberta e pay-per-view, o Premiere. As informações foram publicadas inicialmente pelo do jornalista Gabriel Vaquer, do site F5, e confirmadas mais tarde pela emissora.
Ainda segundo a publicação, a parceria deixa fixado que o Premiere exiba todos os jogos da reta decisiva do mata-mata (jogos das quartas, semis e final). Na primeira fase do Gauchão, a Globo vai transmitir todos os duelos de Grêmio, Internacional e Juventude.
O sportv, por sua vez, terá o direito de exibir 13 jogos na primeira fase, dois duelos das quartas, sendo um exclusivo, além dos dois embates da semifinal e da finalíssima. Na grade aberta, por meio da RBS, afiliada da Globo, será exibido um jogo por rodada. O site ge também contempla o pacote de jogos que não envolve o trio que representa o estado no Brasileirão Série A.
O regulamento do estadual aponta confrontos entre as 12 equipes em turno único na primeira fase. Os oito melhores avançam para a fase das quartas de final. Esta fase do mata-mata será definida somente com jogos de ida, onde os detentores da melhor campanha jogam sob seus domínios.
Na sequência, os confrontos ocorrem com mando duplo. Em 2024, o Grêmio tentará o heptacampeonato, feito histórico que só atingiu uma única vez na história.
Globo transmite a primeira decisão nacional em 2024
Em meio à disputa das competições estaduais, a Globo vai transmitir o embate da Supercopa do Brasil entre Palmeiras e São Paulo, agendado para o dia 4 de fevereiro. Depois das indefinições em torno do palco, a CBF confirmou o Mineirão como o estádio sede da final para o Choque-Rei.