
Imagem de Flávio Prado
Uma nota postada pelo São Paulo na última quinta-feira (11) ganhou grande repercussão na mídia esportiva. A agressividade adotada para negar uma informação dada inicialmente por Gabriel Sá gerou muitas críticas. No Bate Pronto, da Rádio Jovem Pan, Flávio Prado saiu em defesa do jovem jornalista.
“Quando incomoda é porque está bom. Infelizmente, nosso jornalismo acostumou a ser chapa branca. Pra fazer nota oficial você não precisa ter repórter, manda um macaco e ele faz. Nota oficial de clube não tem importância nenhuma, zero, inclusive essa. O Gabriel Sá é fonte minha, eu confio no que ele fala, repito tudo que ele fala, pois ele tem fontes corretas. Ele fala a verdade”, disse.
“Não vai muito na chapa branca, não vai tanto no site do São Paulo, vai no dele. Primeiro que você vai ter informação antes, segundo é mais confiável. Ela não tem interesse de nada, ela é informação real. Se você quer saber coisas do São Paulo Futebol Clube vou te recomendar Gabriel Sá, André Hernan. Este é outro que faz cobertura independente, é outro muito bom. Eu boto na minha rede social o que ele fala cegamente, o tanto que confio na seriedade do Gabriel”, acrescentou Flávio Prado.
A princípio, Gabriel Sá havia noticiado que Thiago Carpini e seu empresário estiveram no Morumbis para acertar os últimos detalhes da contratação do técnico. Posteriormente, corrigiu tal informação em suas redes sociais. Mesmo com a correção do repórter, o São Paulo se manifestou de forma dura.
“A Diretoria de Futebol do São Paulo Futebol Clube vem a público informar que as “notícias” publicadas pelo blogueiro/influencer Gabriel Sá nesta quinta-feira (11) são inverídicas. O treinador Thiago Carpini nem sequer estava na capital paulista. O seu empresário também não esteve no Morumbi. Fake news”.
Citado por Flávio Prado, Gabriel Sá recebe apoio da ACEESP
A ACEESP (Associação dos Cronistas Esportivos Estado de São Paulo Aceesp) se manifestou em solidariedade ao jornalista Gabriel Sá e reprovou a nota publicada pela diretoria do São Paulo Futebol Clube.
“A diretoria da ACEESP se solidariza com seu credenciado Gabriel Sá, do canal Arquibancada Tricolor, e repudia a nota publicada pela diretoria do São Paulo Futebol Clube em relação ao seu trabalho na cobertura dos bastidores da contratação do técnico Tiago Carpini – que, ao fim e ao cabo, acabou se consumando como o noticiado”, diz o comunicado.
“Para além de um tom irônico, a referida nota do clube tenta desqualificar o trabalho de Gabriel Sá e simplesmente desconsidera o fato de ele próprio ter admitido um erro de informação em sua primeira publicação, e tê-la corrigido no mesmo espaço. Vale ressaltar que corrigir um erro de informação já publicado é um dos preceitos básicos do jornalismo e está de acordo com as boas práticas da profissão”, completou.