Flamengo traça plano para jovens da base e busca parceiros em Portugal
Diretoria rubro-negra estuda negociar atletas fora dos planos da comissão técnica profissional e manter grande porcentagem
Diretoria rubro-negra estuda negociar atletas fora dos planos da comissão técnica profissional e manter grande porcentagem
A ida dos dirigentes do Flamengo à Europa não foi apenas para tratar sobre reforços. O vice-presidente de futebol, Marcos Braz, e o diretor de futebol, Bruno Spindel, foram a Portugal para costurar parcerias futuras visando jovens da base rubro-negra que não terão espaço no profissional.
De acordo com apuração do Torcedores.com, em parceria com o canal Luiz Antônio Rubro-Negro, o Flamengo está buscando clubes parceiros em Portugal para “realocar” atletas da base que estão estourando o limite de idade da categoria e não vão ser aproveitados no profissional. Não à toa os dirigentes foram ao país antes de embarcar para Itália e Espanha, onde estão os alvos do “mochilão europeu”.
A ideia da diretoria do Flamengo é vender os atletas sem espaço ou emprestar com opção de compra e manutenção de uma boa porcentagem dos direitos econômicos, entre 40% e 60%, visando uma negociação futura. Nos últimos dias, por exemplo, o atacante Werton esteve em vias de se transferir ao Santa Clara, mas a repercussão negativa pelos valores da transação fez com que o negócio fosse travado.
Um outro exemplo recente e que o Flamengo vê como caso de sucesso é o do zagueiro Otávio. O defensor foi emprestado e depois vendido ao Famalicão, onde é destaque. Assim, entrou no radar do Porto e Sporting, que estudam pagar 15 milhões de euros. Caso se concretize, o Fla receberia 30% desse montante.
No Brasil, o Rubro-Negro enxergava o Red Bull Bragantino como essa possibilidade, porém a negociação pelo zagueiro Léo Ortiz arranhou a parceria dos clubes. O Flamengo teve tudo acordado com o defensor, os valores estavam alinhados, internamente já havia debate sobre a forma de anúncio, porém a equipe de Bragança Paulista recuou e exigiu um pagamento de 12 milhões de euros, o que fez as conversas esfriarem.
Durante as negociações, inclusive, o Flamengo ofereceu jovens atletas ao Red Bull Bragantino, que não ficou interessado. Por isso, equipes de Portugal entraram no radar. Vale lembrar que, recentemente, diversos jogadores da base do Fla foram emprestados aos portugueses.