PUBLICIDADE Será que você acerta o placar betnacional Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Extra Ex-jogador e técnico, Zagallo morre aos 92 anos

Ex-jogador e técnico, Zagallo morre aos 92 anos

Lenda do futebol brasileiro faleceu na cidade do Rio de Janeiro; mensagem foi compartilhada no Instagram do tetracampeão mundial

Bruno Bravo Duarte
Bruno Bravo Duarte é um jornalista que atua como editor, redator e repórter há mais de dez anos. Formado em Comunicação Social com habilitação em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá em 2004, teve passagens por EQI Investimentos, Naspistas.com, Jornal Povo, Jornal do Rock e Niterói TV. Atualmente no Torcedores.com
Ex-jogador faleceu na cidade do Rio de Janeiro (Clive Mason/Getty Images)

Ex-jogador faleceu na cidade do Rio de Janeiro (Clive Mason/Getty Images)

Mário Jorge Lobo Zagallo morreu no Rio de Janeiro na noite desta sexta-feira (05), aos 92 anos. A informação foi confirmada pelo instagram oficial do ex-técnico e jogador da Seleção Brasileira.

Em sua carreira, Zagallo conquistou quatro títulos em Copa do Mundo, sendo o único tetracampeão com a seleção brasileira. Como jogador, o Velho Lobo faturou duas edições (1958 e 1960), uma como treinador (1970) e uma como coordenador técnico (1994).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A lenda do futebol ainda conquistou o vice-campeonato na Copa do Mundo da França, realizada em 1998.

Zagallo e futebol

Mário Jorge Lobo Zagallo iniciou a sua trajetória nos anos de 1940, na base do América-RJ. O talento do jogador chamou a atenção do futebol brasileiro, o que lhe garantiu uma vaga na Copa do Mundo de 1950. Na final, realizada no Maracanã, o Brasil acabou derrotado pelo Uruguai por 2 a 1.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O revés no Maracanazo não foi um entrave para o craque. Oito anos depois, Zagallo disputou outra edição do mundial, desta vez, na Suécia. Na ocasião, o Brasil faturou o seu primeiro título com uma goleada sobre os anfitriões por 5 a 2. Zagallo marcou o último tento da partida.

O bicampeonato aconteceu quatro anos depois, em 1962. Com grande destaque no Botafogo, o Velho Lobo foi convocado para representar o escrete Canarinho no mundial do Chile. Na decisão, o Brasil venceu a Tchecoslováquia por 3 a 1.

Zagallo ainda faturou o tricampeonato na Copa de 1970, realizada no México. Como técnico, o Velho Lobo comandou Pelé, Gerson, Tostão, Carlos Alberto e Jairzinho ao longo do torneio, que terminou com goleada do Brasil sobre a Itália na grande final: 4 a 1.

PUBLICIDADE

O último título de Mário Jorge Lobo Zagallo na seleção canarinho aconteceu no ano de 1994, como coordenador técnico de Carlos Alberto Parreira. O Brasil decidiu a taça em uma disputa inédita de pênaltis contra a Itália.

PUBLICIDADE

Postagem compartilhada no Instagram

“É com enorme pesar que informamos o falecimento de nosso eterno tetracampeão mundial Mario Jorge Lobo Zagallo.

Um pai devotado, avô amoroso, sogro carinhoso, amigo fiel, profissional vitorioso e um grande ser humano. Ídolo gigante. Um patriota que nos deixa um legado de grandes conquistas.

Agradecemos a Deus pelo tempo que pudemos conviver com você e pedimos ao Pai que encontremos conforto nas boas lembranças e no grande exemplo que você nos deixa. 🖤”

PUBLICIDADE
Better Collective