Muitos jogadores que trabalharam com Pep Guardiola ao longo de suas carreiras guardam até hoje lembranças desses momentos, sejam elas positivas ou negativas. É inegável que o treinador espanhol é um dos melhores da história e muitos aspectos de seu trabalho são únicos.
Nesta semana, o ex-jogador do Manchester City e Arsenal, Gael Clichy, falou sobre o ano em que trabalhou com Guardiola nos citizens, em 2017, antes de trocar a equipe inglesa pelo Istanbul Basaksehir, da Turquia.
O jogador, que atualmente está com 38 anos, revelou uma regra do treinador espanhol, utilizada por ele para manter os padrões físicos elevados dentro do clube. Guardiola costumava punir atletas que estivessem, no mínimo, dois quilos acima do peso ideal, não permitindo que eles treinassem:
“Se você pesava dois quilos a mais do que ele considerava seu peso máximo, você não treinava. No futebol, você sempre ouve os treinadores dizerem ‘se você está acima do peso, não treina’. No final das contas, se for um jogador importante, a norma é varrida para debaixo do tapete porque eles precisam desse jogador”, começou falando Clichy para o “Marca”.
Porém, ele garantiu, que esse comportamento não vale para Guardiola:
“Com o Pep, se você estava dois quilos acima do peso que deveria ter depois de terminar o trabalho duro e a alimentação adequada da pré-temporada, você não treinava. Vi jogadores que não treinaram durante duas semanas”, concluiu ele.
Jogador deixou o Manchester City de Guardiola após um ano
Durante a entrevista coletiva para o “Marca”, Clichy revelou que, apesar de ter deixado o City no ano seguinte após a chegada do técnico, desejava ter ficado mais tempo atuando com o histórico treinador espanhol.
“Estou grato pelo que aprendi sob sua direção, mas gostaria que tivesse durado mais de uma temporada”, finalizou ele.
Clichy deixou o City em 2017 para assinar com o Istanbul Basaksehir e depois pelo Sevette, da Suíça, antes de se aposentar neste ano.