Dupla Gre-Nal lidera raking de clubes do Brasileirão que mais contratam estrangeiros
Grêmio chega aos 75 estrangeiros com a chegada de Soteldo e Marchesín; Internacional já trouxe 74 jogadores de outros países para seu elenco em toda sua história
Com a abertura do mercado de transferências, muitos clubes brasileiros optam pelo mercado sul-americano para encontrar opções para seus elencos. Só na primeira semana, Lucas Alario chegou ao Internacional e o conterrâneo Agustín Marchesín e Soteldo chegam ao Grêmio. O levantamento do Torcedores.com revela que a dupla Gre-Nal é a que mais contrata estrangeiros na história do Brasileirão.
Para o levantamento, a presença de estrangeiros nos 20 clubes da Série A de 2024 e dos quatro campeões brasileiros que jogarão na Série B foi consultada no site Transfermarkt e rechecadas nos sites O Gol e Wikipedia. A dupla Gre-Nal domina o mercado da bola de estrangeiros no Brasileirão.
Foram consideradas as contratações anunciadas até a manhã de sexta-feira (12). São eles: Athlético Paranaense, Flamengo, Botafogo, Cruzeiro, Internacional, Vasco, Atlético-MG, Corinthians, Grêmio, Santos, São Paulo, Fluminense, Palmeiras, Sport, Coritiba, Bahia, Vitória, Fortaleza, RB Bragantino, Juventude, Cuiabá, Criciúma, Atlético-GO e Guarani.
O top 10 liderado pela dupla Gre-Nal
Com a chegada de Soteldo e do goleiro Marchesín, o Grêmio lidera a lista com 75 estrangeiros jogando com a camisa do tricolor gaúcho. No caso do clube, o país que forneceu mais reforços foi a Argentina, com o impressionante número de 30, chegando a 40%. Logo em seguida, aparece o arqui-rival Internacional, com 74 estrangeiros, já contando com o novo atacante Lucas Alario. Os três argentinos do elenco atual fazem com que os hermanos permaneçam na liderança de reforços, com 26. Fechando o top-3, a chegada de Cazares e Otero levou o Santos aos 70 jogadores de fora do Brasil. No caso do alvinegro, são 17 argentinos.
O Vasco ocupa o quarto lugar com 68 estrangeiros, incluindo o zagueiro paraguaio Robert Rojas que chegou por empréstimo do River Plate. A atual campeã mundial também é a maior exportadora de peças para o cruz-maltino, com 22 jogadores, contando Vegetti, Orellano e Capasso do elenco atual. Fechando o top-5, o Athlético teve 64 estrangeiros na sua história, trazendo três apenas nessa janela: os paraguaios Gamarra e Benítez e o lateral argentino Leo Godoy. Ao contrário dos quatro primeiros do ranking, o país que mais exportou jogadores para o Furacão foi a Colômbia, com 15.
Lista de contratações estrangeiras dos clubes brasileiros em 2024:
- Athletico: Mateo Gamarra (PAR), Romeo Benítez (PAR) e Leo Godoy (ARG)
- Corinthians: Félix Torres (EQU), Rodrigo Garro (ARG) e Diego Palácios (EQU)
- Vitória: Cristián Zapata (COL), Eryc Castillo (EQU) e Raúl Cáceres (PAR)
- Santos: Cazares (EQU) e Otero (VEN)
- Grêmio: Soteldo (VEN) e Marchesín (ARG)
- Botafogo: Savarino (VEN) e Alexander Barboza (ARG)
- Cruzeiro: Lucas Romero (ARG) e Juan Dinenno (ARG)
- Criciúma: Yerson Candelo (COL) e Baltazar Barcia (URU)
- Flamengo: Nicolás De La Cruz (URU)
- Internacional: Lucas Alario (ARG)
- Vasco: Robert Rojas (PAR)
- São Paulo: Damián Bobadilla (PAR)
- Palmeiras: Aníbal Moreno (ARG)