Dono da SAF do Botafogo, John Textor, tem participação acionária em vários clubes do futebol mundial. Mas pretende deixar de ter parte em um deles nas próximas semanas, segundo aponta o jornal inglês The Independent.
Segundo a publicação, a Eagle Holdings, grupo controlado pelo empresário americano, quer vender sua parte no Crystal Palace, clube da Premier League. A empresa do dirigente do Glorioso detém 45% das ações do time londrino e estaria iniciando conversas para tentar procurar em adquirir tal fatia do controle dos Eagles.
Por enquanto, a possibilidade de venda das ações ainda está em seu começo e não há informações de que existam já interessados na aquisição dos 45% de propriedade da empresa de Textor no Palace, apesar de algumas prospecções terem sido feitas quanto à investidores.
O que talvez esbarraria num processo de venda desta fatia é que os grupos que poderiam investir no clube é que estes gostariam de ter o controle majoritário do time inglês, o que somente seria conseguido se estes adquirissem 10% da fatia pertencente a Steven Parish, outro acionista dos Eagles e quem é o ‘homem das decisões’ dentro da equipe.
Outro fator é que Parish tem certa influência nos bastidores da Premier League e nas decisões da liga. O que colocaria um peso maior em quem for o possível comprador da parte da Eagle Holdings por conta da possibilidade ter a chance de ter impacto dentro da competição.
Além de Botafogo e Crystal Palace, John Textor também tem participação acionária na Bélgica (Molenbeek) e França (Lyon).