
Lucas Piton em Vasco x Bangu (Leandro Amorim/Vasco)
No empate por 2 a 2 contra o Bangu no último domingo (28), na Arena Mané Garrincha, o lateral-esquerdo Piton completou o 50º jogo como titular pelo Vasco. Ex-clube do jogador, o Corinthians se deu bem e receberá mais 1 milhão de euros (cerca de R$ 5,3 milhões), já que a meta estipulada em contrato de venda no fim de 2022 foi cumprida.
Ficou combinado que caso Piton fizesse 50 jogos como titular ou atuando ao menos por 45 minutos, o Vasco compraria mais 20% dos direitos econômicos do lateral. A SAF do Vasco terá 30 dias para efetuar o pagamento ao Corinthians.
No fim de 2022, o Corinthians negociou 60% dos direitos econômicos da prata da casa por 3 milhões de euros (R$ 16,5 milhões na época). O acordado era que o pagamento fosse feito em seis parcelas de 500 mil euros com vencimentos em fevereiro, abril e maio de 2023, abril e maio de 2024. No entanto, até dezembro, o Vasco só tinha efetuado o pagamento de uma parcela.
O Corinthians acertou com a Elenko Sports, empresa que agencia jogadores de futebol e que é credora do clube, o recebimento de cinco das seis parcelas restantes para quitar uma dívida.
O Corinthians seguirá mantendo 20% dos direitos econômicos de Piton de olho em uma eventual transferência do lateral no futuro.
Relembre os números de Piton no Corinthians e as estatísticas atuais no Vasco
Pelo Corinthians, o lateral-esquerdo fez 106 jogos, com três gols e 10 assistências. Pelo Vasco, são 50 jogos, com um gol e oito assistências. Piton é um dos homens de confiança do técnico Ramón Díaz.