Home Futebol Brexit impõe desafios para clubes da Premier League contratarem jovens jogadores

Brexit impõe desafios para clubes da Premier League contratarem jovens jogadores

Nova legislação proíbe times ingleses de contratarem jogadores menores de idade; espanhóis e alemães levam vantagem nesse tipo de negociação

Renato Roschel
Editor-chefe do Torcedores.com. Há mais de 30 anos com trabalhos nas áreas de jornalismo e produção de conteúdo. Já colaborou para jornais como Folha de S. Paulo e Valor Econômico. Foi correspondente da Rádio Eldorado em Londres, editor da Revista Osesp e é tradutor, revisor, organizador e autor de diversos livros, entre eles, Literatura Livre: ensaios sobre ficções que formaram o Brasil, obra publicada pelo Sesc em 2022.
Jorrel Hato está na mira de vários clubes europeus (IMAGO/Pro Shots)

Jorrel Hato está na mira de vários clubes europeus (IMAGO/Pro Shots)

O Arsenal, em sua busca constante por melhorar suas opções defensivas, colocou seus olhos em Jorrel Hato, a jovem estrela de 17 anos que está brilhando no Ajax. A impressionante temporada do talentoso jogador holandês, porém, talvez não se repetirá em campos britânicos.  

Os gunners, que atualmente ocupam a quarta colocação na Premier League, tinham planos de adicionar a promessa ao seu elenco, conforme reportagens do The Sun

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

No entanto, as novas políticas de imigração que se seguiram ao Brexit emergiram como um obstáculo substancial, dificultando a aquisição de jogadores menores de idade pelo clube de Londres e outros clubes britânicos.

Em função das novas legislações, os times ingleses estão proibidos de adquirir jogadores menores de idade. Esse empecilho posterga a possível contratação de Jorrel Hato, que tem habilidade para jogar tanto como zagueiro central quanto como lateral-esquerdo. 

Em razão disso, o clube londrino terá de aguardar até a próxima janela para tentar incorporar o jovem talento à sua equipe. O problema é que essa espera carrega em si o risco do surgimento do interesse de outros clubes europeus no jovem.

Esse tempo de espera adicional representa um desafio para o Arsenal, que já enfrentou reveses em esforços anteriores de contratação, fato ilustrado pela situação de Ivan Toney. A equipe técnica do Arsenal terá de intensificar suas estratégias para fortalecer o plantel no próximo mercado de transferências, em janeiro.

PUBLICIDADE

Além do Arsenal, equipes de outros países, especialmente da Espanha e da Alemanha, estão bastante interessadas em contratar Jorrel Hato. O problema é que essas equipes, de países que fazem parte da União Europeia e não sofrem as restrições da legislação britânica, já podem contratar Hato agora em janeiro. Se isso ocorrer, o Arsenal perderá a corrida para mais uma promessa do futebol internacional.

PUBLICIDADE

Naj Razi, do Shamrock Rovers, vive situação similar

Segundo informações do Goal.com, um dos jovens que também pode ser alvo dessa competição é Naj Razi. O jogador, que completou 17 anos no final de outubro de 2023, já é uma estrela da seleção irlandesa sub-17 e joga pelo time principal do seu clube, o Shamrock Rovers.

Vários clubes estão de olho nele: Manchester City, Chelsea, Arsenal, Real Madrid e Atlético de Madrid. Também nesse caso, o contexto pós-Brexit representa uma vantagem para os clubes espanhóis, pois em razão das novas regulamentações legais, o jogador não poderá se transferir para a Inglaterra antes de janeiro de 2025, restrição que não se aplica aos dois grandes da capital espanhola.

Better Collective