Botafogo teve o melhor primeiro turno da história do Brasileirão. O elenco que conseguiu grandes resultados, mesmo perdendo o título será completamente renovado. Até o momento, a diretoria anunciou 14 saídas como parte da sua reformulação para 2024, incluindo Diego Costa.
Saídas do Botafogo
Os atletas que tiveram sua saída do Glorioso estão entre emprestados, negociados ou não renovados, mas chega a 14 jogadores. O número é maior do que o total das negociações na temporada de 2022, quando nove jogadores saíram em um elenco que foi reformulado após o acesso da Série B.
Desta forma, o goleiro Lucas Perri e o zagueiro Adryelson, ambos destaques do Botafogo foram vendidos ao Lyon, clube francês de John Textor. Por outro lado, alguns jogadores não foram renovados: Leonel di Plácido, Lucas Fernandes, Gabriel Pires, Luis Henrique e Diego Costa. Finalmente, Victor Cuesta está fora dos planos do clube e deve ser negociado, já Philippe Sampaio e Carlos Alberto foram emprestados ao RWD Molenbeek.
A decisão de saída dos jogadores do Botafogo faz parte de uma reformulação feita pelo clube após o final traumático de 2023. Segundo o Globo Esporte, alguns destes nomes seriam pesados na folha salarial do clube, principalmente em virtude do câmbio. Com vínculos em euros na Europa, os atletas têm um custo caro mensalmente.
Até o momento, o Botafogo anunciou a contratação de John. O atleta estava emprestado pelo Santos ao Real Valladolid da Espanha e chega para preencher a vaga de Lucas Perri. Além disso, também encerrou recentemente a contratação de Savarino, o atacante venezuelano vindo do Real Salt Lake da MLS. Entretanto, a diretoria ainda avalia a possibilidade de novos jogadores mirando os seus objetivos na temporada de 2024.