O jogador Karim Benzema acionou a justiça para processar o ministro do Interior da França, Gérald Darmanin. O craque do Al-Ittihad, da Arábia Saudita, acusa o político de injúria e difamação.
O litígio teve o seu início no mês de outubro de 2023, quando Darmanin acusou Benzema de integrar uma organização islâmica intitulada Irmandade Muçulmana, ou “Féres Musulmans”, em francês. O grupo se envolveu em atividades controversas, sendo considerado uma organização de extrema direita.
Benzema buscou a Corte de Justiça da República (CJR) para registrar a sua queixa nesta terça-feira (16). O jogador nega o envolvimento com a entidade e critica a declaração de Gérald Darmanin. Segundo Karim, a acusação macula a sua imagem como atleta.
Grupo islâmico na Arábia Saudita
O grupo Irmandade Muçulmana é considerado uma organização terrorista na Arábia Saudita. O processo de Karim Benzema pode estar associado a segurança do jogador, que atua no país desde o ano passado.
Segundo informações divulgadas pela RTL, o advogado Me Hughes VIgier apresentou uma queixa contra o político francês, destacando que Benzema não integra o grupo islâmico. O defensor do atacante alega manipulação política no caso.
Para Karim, a injúria e difamação impacta a sua honra, vida e família. O jogador destacou a polarização na França e ressaltou possíveis ataques preconceituosos no país.
Benzema no Campeonato Saudita
Karim Benzema foi contratado pelo Al-Ittihad em 2023, sendo considerado um dos grandes reforços do Campeonato da Arábia Saudita. Na equipe, o jogador disputou o Mundial de Clubes sendo eliminado pelo Al Ahly, do Egito.
Neste momento, o Al-Ittihad ocupa a sétima colocação do Sauditão, com 28 pontos. O próximo desafio de Benzema será contra o Al Faisaly, no dia 4 de fevereiro.