Home Futebol Benja compara time histórico do Flamengo com o Barcelona: “Era o mesmo tiki-taka”

Benja compara time histórico do Flamengo com o Barcelona: “Era o mesmo tiki-taka”

Apresentador deixou o time catalão sob comando de Guardiola para trás e escolheu a equipe icônica do rubro-negro como a melhor que viu jogar

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

Zico, atacante ídolo do Flamengo em 1981 (Wikimedia Commons)

O apresentador Benjamin Back, o Benja, disse durante o programa ‘Papo Reto’, ao lado dos comentaristas Mano, Véio Tricolor e Kléber Gladiador, que o melhor time que viu jogar após o Santos de Pelé – que não acompanhou – foi o Flamengo de 1981, que tinha Zico como grande estrela.

PUBLICIDADE

Benja ainda afirmou que o histórico rubro-negro dos anos 1980 fazia um jogo semelhante ao Barcelona do “tiki-taka”, que ficou marcado nas mãos de Pep Guardiola entre 2009 e 2011.

“Eu vou dizer um negócio para você: eu vi o Flamengo de 1981 jogar e era uma coisa de outro planeta. Aquele Flamengo de 1981 que eu vi jogar, quando você vê.

PUBLICIDADE

Nós estamos falando de 1981, era um ‘tiki-taka’ igual ao do Barcelona”, afirmou o jornalista.

“Tinha o Leandro, que era um fenômeno na lateral-direita, o Júnior, que era um monstro na lateral-esquerda. O Zico, que dispensa comentários, tinha Adílio, Andrade, atrás o Mozer”, relembrou Benja.

O Flamengo elogiado por Benja nos anos 1980

O rubro-negro de 1981 citado por Benja foi a equipe que se sobressaiu no futebol brasileiro entre 1980 e 1983.

O time foi campeão brasileiro em 1980, 1982 e 1983, além de levantar os troféus da Copa Libertadores da América, do Mundial Interclubes de 1981 e do Campeonato Carioca da mesma temporada.

PUBLICIDADE

O time base do Flamengo da época tinha o já veterano Raul Plassmann no gol, os laterais Leandro e Júnior, na direita e na esquerda, respectivamente, além dos meio-campistas e atacantes Andrade, Adílio, Zico, Tita, Nunes e Lico.

Na defesa, foram titulares no período os zagueiros Marinho, Figueiredo, Mozer e Rondinelli.

Três treinadores estiveram no comando do rubro-negro nesse período: Cláudio Coutinho, entre 1980 e 1981, Paulo César Carpegiani, entre 1981 e 1983, sendo campeão mundial e continental, e Carlos Alberto Torres, em 1983.

Better Collective