Após empate por 2 a 2 no tempo normal, o Barcelona foi derrotado por 4 a 2 pelo Athletic Bilbao na prorrogação, no San Mamés, e parou nas quartas de final da Copa do Rei. O Bilbao largou em vantagem aos 37 segundos do primeiro tempo, com Gorka Guruzeta, porém, antes do intervalo, o Barça virou com Lewandowski e Lamine Yamal. No início da etapa final, Sancet deixou tudo igual. E no tempo extra, coube a Iñaki Williams e Nico Williams decretar a classificação dos Leões.
O rival do Athletico Bilbao na semifinal da Copa do Rei será definido em sorteio. Os jogos serão de ida e volta.
Barcelona leva gol relâmpago, mas vira ainda no primeiro tempo
O Athletico Bilbao fez gol relâmpago. Logo aos 37 segundos, Gorka Guruzeta recebeu de Sancet e mandou forte chute de primeira, sem chances para Iñaki Peña.
Não bastasse o gol sofrido logo no início, o Barcelona perdeu Balde, com lesão no rosto, aos 22. Héctor Fort foi o escolhido por Xavi para substitui-lo.
O time catalão não demorou a reagir. Ferrán Torres foi lançado na esquerda, fintou a marcação e deixou com Pedri, que não conseguiu dominar a bola. Yuri deu chutão para tentar afastar o perigo, mas a bola explodiu em Lewandowski e foi para o gol.
A virada veio nove minutos depois. Lamine Yamal carregou pela direita, levou para o meio e finalizou com a perna esquerda para fazer golaço.
O Bilbao quase empatou aos 43, após Vivian acertar bomba para ótima defesa de Iñaki Peña. O jogo foi movimentado até os acréscimos. O Barça desperdiçou a chance de ampliar com Ferrán Torres, que parou em defesa espetacular de Agirrezabala.
Bilbao arranca empate no início do segundo tempo
O Bilbao não demorou para deixar tudo igual na volta do intervalo. Aos três, Nico Williams recebeu na esquerda e cruzou na medida para Sancet deixar tudo igual.
O gol animou o time da casa, que pressionou em busca da virada. Aos 10, Guruzeta recebeu cruzamento e testou rente à trave de Peña.
O Barça conseguiu sair da pressão e quase desempatou com Lamine Yamal, que aos 19 mandou chute por cima do gol.
O time blaugrana tinha a maior parte da posse de bola, mas era o Bilbão quem era mais contundente no ataque. Aos 34, Sancet perdeu mais uma boa chance para virar o marcador.
O Barça assustou aos 40, com Lamine Yamal finalizando por cima do gol.
O empate por 2 a 2 no tempo normal acabou forçando a prorrogação.
Tempo extra
O primeiro tempo não teve muitas chances. O Barça teve a posse de bola, mas sofreu diante da forte marcação adversária. Nos acréscimos, o Bilbao virou a partida. Após erro de Sergi Roberto no lado esquerdo do campo, Villalibre cruzou para Iñaki Williams, que chutou na trave. No rebote, o camisa 9 completou para o gol.
Aos sete do segundo tempo, os Leões só não fizeram 4 a 2 porque Peña defendeu chute de Williams com o rosto. Aos 15, Nico Williams fechou o placar.